Vamos aprender sobre as drogas, saber diferenciá-las em lícitas e ilícitas e seu efeito sobre a saúde? Então, procure um lugar tranquilo, acomode-se bem, pois é hora da ciência, é hora de aprender!
Para aprender todas essas informações, comece sua jornada assistindo ao vídeo abaixo:
Produza um texto abordando as seguintes informações:
(I) Diferenças entre drogas lícitas e ilícitas, exemplificando cada uma delas.
(II) Motivos que levam ao uso de drogas, a relação delas com as doenças.
(III) Sintomas após a ingestão de bebidas alcoólicas e coma alcoólico.
(IV) Relação do álcool com acidentes de trânsito.
(V) Conclua, citando se em sua casa há moradores que façam o consumo de alguma droga lícita. Qual ou quais seriam essas drogas e a frequência do uso?
Aproveite, essa é uma grande oportunidade de falar dos prejuízos do uso de drogas para todos que você ama!
Então, não perca a concentração, continue aprendendo!
Muito bom aprender sobre as drogas, para que se posicionem quanto ao uso e a recusa em usar, pois além de estarem presentes no dia a dia, algumas delas influenciam de forma negativa na tomada de decisões e na conduta social. Um exemplo de drogas ilícitas é o crack e o Brasil é o número 1 no ranking de consumo dessa droga, que destrói neurônios e famílias. Você sabia dessa informação? Não? Então, é hora de interagir!
http://www.crack.cnm.org.br/observatorio_crack/#crack-brasil
“Observatório do crack” – Portal da Confederação Nacional de Municípios
(I) Que tal fazer um levantamento de dados sobre o que você aprendeu hoje e obter informações sobre o panorama do crack no Brasil? Acesse a página e monte uma tabela, contendo os dados de uso do crack do seu estado, município e cidades vizinhas. Agora que já tem esses dados, mostre o resultado para todos e diga não às drogas! #drogasmatam
(II) Ainda observando o “mapa do crack”, anote em seu caderno quais os dez estados que se destacam no consumo do crack e responda se Goiás é um desses estados.
(III) O Relatório Mundial sobre Drogas de 2019 revelou que as consequências para a saúde decorrentes do uso de drogas são mais severas e generalizadas do que se pensava anteriormente.
De acordo com os dados contidos no relatório, responda:
A- Nos dois últimos anos amostrados (2016 e 2017), o que se observa quanto ao número de pessoas que usam drogas e o número de transtornos por uso de drogas, quando se compara aos anos anteriores?
B- Qual a droga mais usada no mundo?
C- O que o texto aborda sobre a prevenção e o tratamento dos usuários de drogas? Tem sido eficiente?
D- Em sua opinião, como poderia minimizar ou resolver o problema causado pelas drogas?
E- Qual o papel da escola, da família e da sociedade em geral, para reduzir ou sanar esse problema?
https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2019/06/relatrio-mundial-sobre-drogas-2019_-35-milhes-de-pessoas-em-todo-o-mundo-sofrem-de-transtornos-por-uso-de-drogas–enquanto-apenas-1-em-cada-7-pessoas-recebe-tratamento.html
“Relatório sobre as drogas 2019” – Site da União Nacional de Serviços de Crimes de Drogas
Para Saber Mais:
https://www.saude.go.gov.br/noticias/9869-ses-alerta-para-import%C3%A2ncia-de-preven%C3%A7%C3%A3o-ao-alcoolismo-2
“Governo de Goiás alerta para importância de prevenção ao alcoolismo” – Site da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás
HABILIDADES | (EF06CI10-A) Identificar critérios históricos, econômicos e sociais determinantes na classificação das drogas em lícitas e ilícitas, relacionando seus efeitos à alteração da saúde nas dimensões física, psicológica, emocional e social. (EF06GE09-B) Analisar gráficos e tabelas com diferentes temáticas. EF67LP02-B) Posicionar-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas. |