Olá. Tudo bem com você? Hoje vamos aprender um pouco mais sobre as brincadeiras e jogos populares que fazem parte da nossa cultura. Brincadeiras são aquelas atividades divertidas que aprendemos com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia utilizando brinquedos e muita criatividade. Já os jogos possuem regras que podem ser criadas e modificadas pelas pessoas que irão jogar. A maioria dos jogos apresenta competição, mas isso não faz com que ele perca o objetivo de ser divertido.
ATIVIDADE 1
Vamos relembrar uma brincadeira que faz parte da nossa cultura há muito tempo. Acesse o link e veja o vídeo “Brincando de amarelinha”.
Agora desenhe uma amarelinha no chão e se divirta pulando de forma criativa no desenho que você fez.
Ah, não se esqueça de pedir autorização para a pessoa responsável por você, para desenhar no chão.
ATIVIDADE 2
Agora que você já se divertiu com uma brincadeira, vamos conversar um pouco sobre os jogos que fizeram parte da infância dos seus familiares. Como já havíamos conversado, jogos são aquelas atividades que possuem regras e competição. Então peça que relembrem os principais jogos que eles gostavam de fazer e veja se alguns dos jogos você conhece e já experimentou.
Após essa reflexão vamos assistir ao vídeo “Como jogar pega vareta” e aprender como será nosso jogo. É só clicar no link:
Pronto chegou a parte mais divertida!
Chame seus familiares para jogar com você, e o melhor, o jogo será construído por vocês. Como você viu hoje iremos jogar “pega vareta”, pra isso precisaremos de 25 palitos de churrasco e tintas guache nas cores preta, vermelha, amarela e azul.
Vamos começar! Pinte 1 palito de preto, 6 de vermelho, 6 de azul e 6 amarelas e deixe secar. Enquanto os palitos secam vamos criar as regras para o nosso jogo.
REGRAS PARA O JOGO DE VARETA
NÚMERO DE JOGADORES: 2 ou mais jogadores
MATERIAL: Palitos para churrasco coloridos
OBJETIVO: Conquistar mais pontos recolhendo uma a uma vareta colorida (com valores variados) jogadas na mesa sem mover as demais.
JOGO:
1- Tirar na sorte para decidir quem inicia o jogo.
2- Segurar verticalmente as varetas, soltando-as sobre a mesa ou chão e dar início ao jogo.
3- O jogador deverá levantar vareta por vareta sem mover nenhuma das outras, pois se movê-las, perderá o direito de continuar a jogar.
4- Se isso acontecer passará a vez a outro participante, que procederá da mesma maneira.
5- A única vareta auxiliar, que pode ser utilizada para ajudar a mexer nas outras é a de cor preta.
6- Após recolher todos os palitos, cada um deve contar as suas varetas e verificar quantos pontos fizeram.
7- Pontuação:
Verde – 1
Azul – 2
Amarelo – 5
Vermelho – 10
Preto – 50
OBS: Peça ao seu pai/mãe/responsável para te ajudar a contar os pontos que você fez.
Lembrando que as regras poderão ser adaptadas de acordo com que vocês, jogadores, sentirem necessidade.
Pronto agora é só jogar e se divertir.
ATIVIDADE 3
Pronto! Agora só falta registrar sua experiência com jogos e brincadeiras. Faça um desenho representativo demonstrando a brincadeira/jogo que você mais gostou, utilize uma folha de papel, lápis coloridos e criatividade para registrar esse momento.
Saiba Mais / Referências: | YOUTUBE. Jogos e Brincadeiras – Qual a diferença? Paixão pela educação física. Criado em 1 de jul. de 2020 (13m e 49s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=JdvdTOfb0fk. Acesso 06/08/2020. Imagem 1 Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-RvKWO5aop8Y/VIi9yC9oIeI/AAAAAAAAAEQ/VXUqEaTfWuE/w1200-h630-p-k-no-nu/a.png Acesso em 05 de agosto de 2020 |
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. |
Proponentes/ Professores: | Ivna Custódio de Moraes Jéssica Nayane dos Anjos Fernandes Costa |
Instituição Educacional: | E M Nossa Senhora da Terra |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |