Vocês sabiam que a Matemática e Arte estão relacionadas de várias maneiras?
A Matemática e a Arte não estão totalmente separadas como se pensa. Pelo contrário, elas sempre estão próximas.
Aqui vamos conhecer as possibilidades dessa interação através da Geometria.
A geometria é um ramo da matemática que estuda formas e figuras geométricas (pontos, linhas retas, linhas curvas).
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, vamos começar conhecendo as formas geométricas planas, que possuem: comprimento e largura.
Assista ao vídeo abaixo : Formas Geométricas – Básicas |Artes visuais no canal Garota Genial;
A associação dessas formas: círculo quadrado triângulo retângulo dá forma a animais e outros objetos. Observe alguns exemplos:
ATIVIDADE 01
Assista ao vídeo: A Cara Quadrada no canal Som na caixa, escute a música, faça igual a Rebeca e desenhe o seu boneco:
A matemática também pode ser estudada através de obras de Arte envolvendo as formas geométricas. Algumas formas são indispensáveis para a criação dessas obras de artes.
Vamos assistir ao vídeo com a história: Tarsilinha e as formas de Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral. Ilustrações Cris Alhadeff.
Assista ao vídeo abaixo: Tarsilinha e as formas _ contação de história no canal da Profe Dionara:
Você viu como Tarsila do Amaral e a ilustradora Cris Alhadeff usaram as formas geométricas na história?
Veja outras obras de Tarsila do Amaral:
A Feira é uma obra repleta de cores e formas, e serve como mostruário visual das riquezas do Brasil. Frutas tropicais como bananas, mamões, mangas, abacaxis, carambolas, palmitos, cajus, goiabas são expostas, assim como a vegetação abundante em proximidade com espaços comerciais e construções humanas.
Obra da fase chamada Neo Pau Brasil, O Porto marcou o retorno de paisagens interioranas de fazenda e natureza, características da fase de 1924-1928.
A tela retrata a mais emblemática paisagem do espírito moderno da cidade de São Paulo na época, o Vale do Anhangabaú. É mais uma das telas da fase Pau-Brasil em que Tarsila mostra desta vez o Brasil urbano com a técnica cubista e as cores caipiras.
Fonte das imagens: http://tarsiladoamaral.com.br/
ATIVIDADE 02
Então, agora é a sua vez de produzir uma obra de Arte! Escolha formas geométricas, e registre em seu caderno as diferentes formas geométricas alternando suas posições, não se esqueça de usar muita criatividade. Solte a sua imaginação!!
Saiba Mais / Referências: | Vídeo: A Menina da Cabeça Quadrada | Canal: Histórias Para Crianças: https://www.youtube.com/watch?v=GAues0gxm00. Conheça a história da artista Tarsila do Amaral: http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/. Conheça as obras da artista Tarsila do Amaral: http://tarsiladoamaral.com.br/obras/ |
Objeto de Conhecimento | Figuras geométricas planas e não planas; Características e classificação de figuras geométricas planas. |
Componente Curricular | Matemática; Arte. |
Habilidades | (EF01MA14-A) Reconhecer figuras planas, retângulo, quadrado, triângulo e círculo, presentes em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos em objetos do mundo físico, casa, caixa, bola, e materiais manipuláveis, blocos lógicos. (EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas. (GO-EF01AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição e expressão artística. |
Proponentes / Professores: | Eliane Maria Nascimento Rodrigues Eloísa Vieira da SilvaGreyce Kely de Freitas MarianoMoamir Freitas DamascenoNaiara Fernandes de Oliveira FerreiraRaquel Maria Martins de Oliveira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Rotary Goiânia Sul |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |