You are currently viewing Língua Portuguesa – Descobrindo o que o texto diz

Língua Portuguesa – Descobrindo o que o texto diz

Hoje você irá ler um texto que é uma música. As músicas também são textos. A música Peixe Vivo é uma cantiga de roda, que as crianças cantam quando brincam de roda. Você gostará muito dessa música.

Atividade 1

Leia o texto com muita atenção, para conhecer a letra da música.

Peixe Vivo

                            Cantigas Populares

Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia               
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia

Porque eu estou chorando
Porque eu estou chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Quem me ensinou a nadar 

Quem me ensinou a nadar

Foi,  foi marinheiro 

Foi os peixinhos do mar 

Vamos cantar

Assista ao vídeo da música Peixe Vivo e aprenda a cantar.

Peixe Vivo – Canal: Turminha Paraiso –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=l7OtSoDS1g0

Atividade 2

  1. Agora copie e responda as atividades em seu caderno de Língua portuguesa.

– Complete o trechinho da música com as palavras que estão faltando.

Como pode um  __________________ vivo

Viver fora da _______________ fria

Como ____________ um peixe vivo

Viver ____________________________________fria

  1.  Escreva os nomes de alguns amigos do peixe.
Desenho de hipopótamo adorável | Vetor Premium
Você sabia que os golfinhos são os animais com a memória mais longa? · Alto  Astral
Fotos de Pinguim, imagem para Pinguim ✓ Melhores imagens | Depositphotos®
Foca viraliza na web com fotos 'acenando' e fazendo pose - 30/12/2019 - UOL  Universa

3- Pinte as palavras que não fazem parte da música.

       Briga – pode – peixe – companheiro – pato – bolha – viver –  pedra – água

 4- Troque os números por palavras e descubra um trechinho da música Peixe Vivo.

    1 = viver      2 = sem     3 = poderei     4 = tua      5 = Como     

       6 = a      7 = companhia

5  + 3  + 1 + 2 + 6 + 4 + 7

_______________________________________________

Veja a Sílaba Tônica nas Oxítonas, Paroxítonas nas Proparoxítonas
Fonte: https://images.app.goo.gl/rq3NKKVasLRCsuZr5

5- Conte e escreva quantas sílabas tem as palavras, depois classifique-as  em monossílaba, dissílaba, trissílaba , polissílaba :

Companhia  ________________________________

água ___________________________________

pastores ________________________________________

chorando _________________________________

Marinheiro _________________________________

Peixinho ____________________________________

  6- Escolha o nome de um animal que vive na água e forme uma frase.

_____________________________________________________________________________________

  7- Que nome você daria a música Peixe Vivo. Escolha um título bem legal!

_____________________________________________________________________________________


Proponentes – ProfessoresLúcia Helena Gabriel
Instituição EducacionalEscola Municipal Castorina Bittencourt Alves
CREBrasil Di Ramos Caiado

Cicio da infância /Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoC
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Cicio da infância e adolescencia:Habilidade estruturante Habilidades Complementares
 Habilidade estruturante:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.    
Habilidade Complementar: (GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade.