Hoje você irá ler um texto que é uma música. As músicas também são textos. A música Peixe Vivo é uma cantiga de roda, que as crianças cantam quando brincam de roda. Você gostará muito dessa música.
Atividade 1
Leia o texto com muita atenção, para conhecer a letra da música.
Peixe Vivo
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Porque eu estou chorando
Porque eu estou chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Quem me ensinou a nadar
Quem me ensinou a nadar
Foi, foi marinheiro
Foi os peixinhos do mar
Vamos cantar
Assista ao vídeo da música Peixe Vivo e aprenda a cantar.
Atividade 2
- Agora copie e responda as atividades em seu caderno de Língua portuguesa.
– Complete o trechinho da música com as palavras que estão faltando.
Como pode um __________________ vivo
Viver fora da _______________ fria
Como ____________ um peixe vivo
Viver ____________________________________fria
- Escreva os nomes de alguns amigos do peixe.
3- Pinte as palavras que não fazem parte da música.
Briga – pode – peixe – companheiro – pato – bolha – viver – pedra – água
4- Troque os números por palavras e descubra um trechinho da música Peixe Vivo.
1 = viver 2 = sem 3 = poderei 4 = tua 5 = Como
6 = a 7 = companhia
5 + 3 + 1 + 2 + 6 + 4 + 7
_______________________________________________
5- Conte e escreva quantas sílabas tem as palavras, depois classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba , polissílaba :
Companhia ________________________________
água ___________________________________
pastores ________________________________________
chorando _________________________________
Marinheiro _________________________________
Peixinho ____________________________________
6- Escolha o nome de um animal que vive na água e forme uma frase.
_____________________________________________________________________________________
7- Que nome você daria a música Peixe Vivo. Escolha um título bem legal!
_____________________________________________________________________________________
Proponentes – Professores | Lúcia Helena Gabriel |
Instituição Educacional | Escola Municipal Castorina Bittencourt Alves |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Cicio da infância /Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Cicio da infância e adolescencia:Habilidade estruturante Habilidades Complementares | Habilidade estruturante:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Habilidade Complementar: (GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade. |