Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º Ano do Ensino Fundamental.
DEDOCHE É UM TIPO DE MARIONETE QUE SE ENCAIXA NOS DEDOS DAS MÃOS. UMA FORMA DIVERTIDA E CRIATIVA DE ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E A IMAGINAÇÃO MOTORA.
O DEDOCHE, TAMBÉM CONHECIDO COMO TEATRO DE DEDO OU FANTOCHE DE DEDO, É UMA FORMA DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS EM MINIATURA QUE SE ENCAIXAM NOS DEDOS DA MÃO. SUA HISTÓRIA REMONTA A MUITOS SÉCULOS ATRÁS, E SUA ORIGEM EXATA NÃO É CONHECIDA.
NO ENTANTO, EXISTEM REGISTROS DE DIFERENTES FORMAS DE TEATRO DE AO REDOR DO MUNDO, EM DIFERENTES CULTURAS. ALGUNS EXEMPLOS SÃO: MARIONETES, TEATRO DE SOMBRAS, FANTOCHE E BONECO VENTRICULO. ESSES BONECOS ERAM FEITOS DE MATERIAIS COMO TECIDO, LINHAS, PAPEL, MADEIRA OU METAL E ERAM MANIPULADOS POR MEIO DE FIOS OU VARAS.
QUESTÃO 1
QUAIS SÃO OS OUTROS BONECOS QUE PODEM SER USADOS PARA CONTAR HISTÓRIAS?
A) FILMES E VÍDEOS.
B) MARIONETES, ROUPAS E ARTISTAS.
C) MARIONETES, FANTOCHE E BONECO VENTRICULO.
D) FANTOCHES E MÁSCARAS.
QUESTÃO 2
O QUE É UM DEDOCHE?
A) BONECOS GIGANTES QUE PESSOAS VESTEM.
B) BONECOS EM MINIATURA QUE SE ENCAIXAM NOS DEDOS DA MÃO.
C) SOMBRAS COM OS DEDOS DA MÃO.
D) TEATROS COM BONECOS AMARRADOS COM LINHAS.
QUESTÃO 3
VAMOS CONSTRUIR UM DEDOCHE?
VAMOS PROVIDENCIAR O MATERIAL?
ESCOLHA O PERSONAGEM QUE IRÁ CONSTRUIR, PODE SER IMPRESSO OU DESENHADO. EM PAPEL, OU EVA.
OBS.: CASO USE EVA SERÁ NECESSÁRIO COLA ESPECÍFICA E UM OUTRO PEDAÇO DE EVA PARA FAZER AS TIRAS.
A BAIXO, HÁ ALGUMAS POSSIBILIDADES DE PERSONAGENS PARA IMPRIMIR, CLIQUE NAS IMAGENS E FAÇA OS DOWNLOADS.
QUESTÃO 4
AGORA VAMOS MONTAR NOSSO DEDOCHE?
COM O PERSONAGEM ESCOLHIDO, VAMOS MONTAR.
RECORTE DUAS TIRAS DE PAPEL SUFICIENTES PARA DAR A VOLTA NO DEDO.
COLE AS TIRAS NO VERSO DO PERSONAGEM.
QUESTÃO 5
AGORA VAMOS COLOCAR A IMAGINAÇÃO EM AÇÃO!
QUAL HISTÓRIA VOCÊ QUER CONTAR?
Para saber mais
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais | (GO-EF01AR41) Conhecer e explorar os elementos concretos que, inter-relacionados à interpretação dos atuantes, compõem uma cena, esquete ou espetáculo teatral: cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação, sonoplastia. (GO-EF01AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral e explorar estereótipos. |
Referências | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em: 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em: 23/03/2023. SANTANA, Ana Lucia. Teatro de Fantoches. Infoescola. Disponível em: www.infoescola.com/artes-cenicas/teatro-de-fantoches/. Acesso em: 03/08/2023. |