Olá! Tudo bem?
Já observou que alguns objetos podem ser duros como a madeira ou flexíveis como o plástico? Uns são transparentes, outros não? Eles podem ter diferentes propriedades. Hoje você vai aprender sobre as propriedades dos materiais.
Observe com atenção a figura a seguir:
Atividade 1
Agora, com a ajuda de alguém da sua família, responda as questões a seguir:
1 – Dos materiais da figura, escreva quais são considerados duros, os que possuem textura lisa e quais são transparentes:
2 – Também podemos dizer que há diferentes materiais para um mesmo objeto. Escreva em seu caderno os nomes dos objetos da figura que podem ser feitos do mesmo material.
3- Ainda utilizando o seu caderno, encontre em sua casa alguns objetos que sejam flexíveis (que podem se movimentar), duros (que não são riscados facilmente) e transparentes (que se possa ver do outro lado), escrevendo o nome de cada um deles. Pode pedir ajuda para escrever, se ainda não conseguir sozinho (a).
Mão na massa: Se quiser fazer um barco de papel, você aprenderá o passo a passo logo abaixo, na seção “Para Saber Mais”.
Até a próxima!
Saber mais:
“Propriedades dos materiais” – Site: Pequenos Cientistas Sanjoanenses.
OBJETO DE CONHECIMENTO: | HABILIDADES: |
Propriedades de materiais: dureza, textura, transparência. | (EF02CI02-A) Distinguir as propriedades de flexibilidade, dureza, textura, transparência, comparando os diferentes materiais que compõem os objetos de uso do cotidiano. |