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Danças de Salão no Brasil

As danças de salão ou danças sociais surgiram na Europa e eram uma forma de lazer muito apreciada nos salões dos palácios da nobreza e nas confraternizações populares. Vamos conhecer mais?

Fonte: “Fala Grangeiro – Como surgiu a dança de salão?” –  Canal: Marcelo Grangeiro

Gostou do vídeo? Muito bom para conhecermos um pouco sobre a história da dança. Assim, compreendemos melhor sua evolução e influências. A dança Minueto, que não tinha o abraço, apenas o toque das mãos, influenciou a Valsa, que, por sua vez, se espalhou pelo mundo, misturando-se às culturas locais e dando origem aos diversos estilos de dança de salão.

Convido você a pesquisar um pouco mais sobre o Minueto e a Valsa. Procure saber em que países surgiram, quais os passos e como se popularizaram. Depois, escreva um pequeno resumo em seu caderno. Ao final, convide quem estiver com você a experimentar alguns passos.

Vamos conhecer uma dança de salão tipicamente brasileira?

Fonte: “Faça Dança – Maxixe” – Canal: Content4U Video Marketing

Gostou do Maxixe? Entre nessa dança e aprenda um pouco mais: pesquise sobre algumas das danças de salão que surgiram no Brasil, como a lambada, samba de gafieira, forró. Procure identificar o estado onde surgiram, quais são suas influências e seu modo de dançar. Registre tudo em seu caderno e converse com quem estiver com você em casa sobre o que aprendeu.

Saiba mais:

Leia a matéria “Dança de salão” do site Educação Física clicando no link abaixo para saber mais sobre o assunto:

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30


HABILIDADESGO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
(GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão.
(GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão.

(“Eixo Temático”)  Corpo, Expressão e Movimento. | H – 8º ano