You are currently viewing Língua Portuguesa e História – Cuidando do meu Bairro

Língua Portuguesa e História – Cuidando do meu Bairro

Olá, crianças! Vocês gostam de ir à escola, shoppings e praças? Esses são espaços que as pessoas se relacionam. Nesse momento, temos que ficar em casa para nossa segurança, mas é importante aprender a conviver bem com todos ao nosso redor. Na atividade de hoje, você será desafiado a refletir sobre a importância de se cuidar do espaço no qual você vive.

Você sabe o que é bairro? Assista ao vídeo e conheça a história do Bairro de Marcelo:

“O Bairro de Marcelo” – Canal: Bisnagas Kids – Link: https://www.youtube.com/watch?v=t9i-uKYovbo

O bairro é um espaço de convivência social. Em Goiânia, o bairro também é chamado de setor.  No lugar em que você mora, tem espaços públicos onde as pessoas possam conviver? Escreva o nome desses lugares e conte como esses locais contribuem para a sua convivência com as pessoas.

Assista ao vídeo, abaixo, e conheça como podemos conviver melhor no bairro:

“Convivência no bairro” – Canal: Bruna Lira – Link: https://www.youtube.com/watch?v=LpeMs8n7Vrs

Gostou do vídeo? No nosso bairro, passam vários trabalhadores: carteiros, policiais, vendedores e motoristas de ônibus. Para conviver bem, temos que respeitar as pessoas e o ambiente que a gente vive.

Escreva, em seu caderno, um texto apontando como você pode cuidar do seu bairro e respeitar as pessoas que vivem nele. Se quiser, pode também ilustrar! Bom trabalho!

Para saber mais:

https://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm
“Ser cidadão” – Site: Canal Kids

“Passear e cuidar da cidade” – Canal: Escola Governo de São Paulo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=m5eVHf-W9T8

“Tipos de bairro” – Canal: Pamella Santos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=xu_jPFpfobE

Ética e Cidadania | B – 2º ano

OBJETO DE CONHECIMENTO
História: A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço: espaço de vivência e sociabilidade.
Língua Portuguesa: Escrita autônoma e compartilhada: Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto.
HABILIDADES
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02LP14) Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.