Olá!
Tudo bem?
Você já conseguiu organizar um espaço aí em sua casa para realizar as atividades da plataforma? Que tal separar um cantinho? Pode ser no quarto, na área, na sala, ou até mesmo na cozinha. Mas lembre-se! O lugar não pode ser muito barulhento.
Neste tempo de pandemia é muito importante cuidarmos da nossa alimentação, afinal proteger o nosso corpo é a nossa missão diária. A alimentação pode te proteger, assim como lavar bem as mãos, usar álcool gel, não sair de casa sem necessidade e quando precisar sair, use a máscara.
Na trilha de hoje, vamos conversar sobre como escolher os alimentos necessários ao nossos bem-estar, aprender uma receita fácil e barata e ao final fazer um circuito de exercícios para animar o seu dia.
Atividade 1
Acesse o link e conheça as dicas da Charllote sobre como a alimentação pode nos manter bem.
Atividade 2
Tânia foi almoçar na casa de sua madrinha. Era o tradicional almoço de domingo da família Borba. Na mesa havia frango com molho, pequi, arroz, feijão, alface, tomate, batata frita, jiló, farofa e doce de leite como sobremesa. Tânia notou que sua prima colocou batata frita e arroz, sua tia colocou muito frango e muito arroz, sua avó havia colocado um pouquinho de cada alimento e seu pai, muito jiló e feijão.
Tânia ficou pensando sobre as escolhas de cada um e ficou confusa. Vamos ajudar Tânia a pensar sobre isso?
Acesse o link e assista ao vídeo sobre os grupos de alimentos.
Atividade 3
Depois de ver o vídeo, volte a Atividade 2 e faça novas combinações para os pratos da família de Tânia.
- Consulte a Pirâmide alimentar abaixo para montar os novos pratos.
- Para realizar a atividade você pode fazer colagens, usando imagens de revistas ou jornais, ou se preferir pode desenhar.
Atividade 4
Geralmente utilizamos uma receita culinária quando não sabemos como preparar um prato.
A receita é um gênero textual que tem pelo menos duas partes: os ingredientes e o modo de preparo. Algumas trazem o tempo de preparo, a quantidade de porções, as calorias entre outros.
No link abaixo você pode acessar uma receita fácil e barata. Que tal pedir ajuda para alguém de sua família e preparar um saboroso lanche?
Atividade 5
A atividade física precisa ser adequada à fase da vida das pessoas. Saber disso é importante para que você não machuque ao realizar os exercícios.
Para finalizar nossa jornada de hoje, chame o pessoal de casa para movimentar o corpo.
Ah! E não esqueça de convidar aquela pessoa que está precisando melhorar o humor. Vamos lá?
Acesse o link abaixo para fazer uma série de exercícios e se divertir.
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais. |
Ciências | (EF03CI05-A) Identificar as diferentes fases da vida do ser humano, analisando as mudanças ocorridas em seu corpo desde o nascimento. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.