Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE AQUI PERTINHO DE NÓS VIVEU UMA MULHER MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA CULTURA?
ELA ERA UMA POETA, O NOME DELA É CORA CORALINA.
CORA ALÉM DE ESCRITORA TAMBÉM ERA MUITAS OUTRAS COISAS, DENTRE ELAS UMA DOCEIRA DE MÃO-CHEIA!
COM UMA ESCRITA SIMPLES E SINCERA, CORA CORALINA ESCREVEU SOBRE OS ENCANTOS E AS DIFICULDADES DO COTIDIANO GOIANO E BRASILEIRO.
CONHECIDA POR EXPRESSAR SENTIMENTOS E HISTÓRIAS EM SEUS VERSOS, COMEÇOU A PUBLICAR SEUS TEXTOS COMO 76 ANOS. CORA CONQUISTOU GRANDES ADMIRADORES.
SEUS POEMA TAMBÉM REFLETEM A REALIDADE VIVIDA POR ELA E OUTRAS MULHERES DEMONSTRANDO CORAGEM E AS RESILIÊNCIA PARA ENFRENTAR AS ADVERSIDADES SEM DESISTIR DE SEUS SONHOS.
ANNA É CONSIDERADA UM DOS GRANDES NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA, COM DIVERSOS PRÊMIOS E HOMENAGENS.
SEU NOME DE BATISMO É ANNA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO BRETAS, NASCEU EM 20 DE AGOSTO DE 1889 NA ANTIGA CIDADE DE VILLA BOA DE GOYAZ, ATUAL CIDADE DE GOIÁS.
QUESTÃO 1
VAMOS VER O VÍDEO A SEGUIR E CONHECER UM POEMA DE CORA!
VAMOS REFLETIR E DIALOGAR:
A – VOCÊ CONHECIA A HISTÓRIA DE CORA? O QUE CHAMOU MAIS A ATENÇÃO?
B – QUAL A IMPORTÂNCIA DE CORA CORALINA?
QUESTÃO 2
LEIA O POEMA:
AGORA QUE CONHECEMOS UM POUCO SOBRE CORA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CULTURA GOIANA. VAMOS SER OS ARTISTAS DA VEZ!
VAMOS REPRESENTAR O QUE APRENDEMOS HOJE POR MEIO DE UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA, PODE SER UM DESENHO, UMA COREOGRAFIA…
CADA UM DE NÓS TEM UMA HABILIDADE A SER EXPLORADA, ENTÃO MÃOS À OBRA!
QUESTÃO 3
O NOME ARTÍSTICO DE ANNA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO BRETAS É
A) ANNE PEIXOTO BRETAS
B) CORA CORALINA
C) ANNA MARIA PEIXOTO BRETAS
D) CAROLINA MARIA
QUESTÃO 4
O TIPO DE TEXTO QUE CORA CRIAVA, ERA PRINCIPALMENTE
A) POEMAS
B) CRÔNICAS
C) REPORTAGENS
D) FÁBULAS
PARA SABER MAIS
Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e acionais. Matrizes Estéticas e Culturais: Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais em diferentes épocas. Elementos da Linguagem: A Arte e os cinco sentidos. | (GO-EF01AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo. (GO-EF01AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais pertencentes a diferentes épocas e que façam relação com as suas experiências em artes visuais. (GO-EF01AR02-A) Conhecer e explorar elementos diversos que estimulem outros sentidos para além do visual, bem como dialogar com a produção artística, como vivências sonoras, táteis, olfativas e degustativas. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023. Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> acessado em: 08 de mar de 2022. Coralina, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145. ___________ Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. (1983). São Paulo: Global Editora. |