Olá, crianças! Vocês gostam de ir à escola, shoppings e praças? Esses são espaços que as pessoas se relacionam. Nesse momento, temos que ficar em casa para nossa segurança, mas é importante aprender a conviver bem com todos ao nosso redor. Na atividade de hoje, você será desafiado a refletir sobre a importância de se cuidar do espaço no qual você vive.
Você gosta de histórias? Assista a história abaixo e vamos conhecer o Bairro de Marcelo:
Você viu quantas coisas existem no bairro do Marcelo?
Em Goiânia, os bairros também são chamados de setores. Converse com alguém de sua casa e responda, oralmente, às seguintes perguntas:
· Na história, aparecem vários lugares de convivência. Você se lembra de algum?
· No seu setor, há lugares de convivência como os que existem no Bairro do Marcelo? Quais?
· Como é a convivência entre os moradores do seu setor, nos espaços existentes?
Agora, pegue seu caderno e tente escrever os nomes dos espaços de convivência existentes no bairro do Marcelo.
Veja algumas dicas importantes para ajudar você a escrever essas palavras. Observe quantas vezes você abre a boca para falar a palavra que escreverá. Cada som que você fez, representa uma sílaba da palavra que você escreverá. Agora, tente encontrar as letras com esses sons e forme a palavra.
NÃO ESQUEÇA: não existem erros quando se está aprendendo, faça o seu melhor!
O vídeo a seguir trará algumas atitudes importantes para convivência com os outros:
Para uma boa convivência entre as pessoas e um cuidado respeitoso com os espaços onde todos convivem, é preciso descartar o lixo no local certo, não deixar a sujeira dos animais pela rua, ser solidário e ajudar os vizinhos. Desenhe, em seu caderno, outras atitudes necessárias para se ter uma boa convivência com as pessoas do seu setor e uma atitude respeitosa em espaços onde todos convivam na cidade.
PARA SABER MAIS:
https://www.smartkids.com.br/trabalho/nosso-bairro
“Nosso Bairro” – Site: Smart Kids
https://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm
“Ser cidadão” – Site: Canal Kids
Ética e Cidadania | A – 1º ano
OBJETO DE CONHECIMENTO História: A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço: espaço de vivência e sociabilidade Língua Portuguesa: Escrita Autônoma | HABILIDADES: (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |