You are currently viewing Matemática – Contando e contando a história!

Matemática – Contando e contando a história!

Olá! Seja bem-vindo(a) a mais um encontro semanal! Quantos anos você tem? Onde você mora? Quantos irmãos e(ou) irmãs você tem? A que horas você acorda? A que horas vai dormir?…Ufa!! Quanta pergunta, hein?! Essas e outras informações ajudam a responder outra pergunta muito importante: quem é você?Essa pergunta terá sempre mais informações ao longo de sua vida. Viu que para algumas respostas você tem que contar para responder? Que tal responder um pouco agora?


A nossa história está repleta de informações só nossas (nossa idade, cor de nossos olhos) e das pessoas e lugares de nossas vidas (nossos parentes, nosso endereço). Para contá-la precisamos perguntar bastante. E algumas informações são escritas como palavras (seu nome, a rua onde mora), ou quantidades (quantos irmãos você tem, o número de telefone da mamãe). 

Na atividade a seguir, vamos aprender um pouco sobre contar e recontar histórias. E toda história contada tem essas ou outras respostas. Acesse o link abaixo e Vamos conhecer a historinha do “Amor na Ilha dos Sentimentos”? 

“A ilha dos sentimentos – Varal de Histórias” Canal: Varal de Histórias – https://www.youtube.com/watch?v=-5L51NUcgac&feature=youtu.be

Que historinha bacana, não é? Então reconte essa história, que tal? 

Atividade 01 

A historinha da Ilha dos Sentimentos nos contou muita coisa, não é? Então, responda as questões no caderno (copie o número da questão e a resposta)

A) Onde moravam os sentimentos? 

( ) Na casa dos sentimentos ( ) Na ilha dos sentimentos ( ) Na fazenda dos sentimentos 

B) O que a maior parte dos sentimentos fizeram quando a ilha estava para afundar?

( ) Ficaram na ilha ( ) Saíram da Ilha 

C) Qual sentimento ficou na ilha? 

( )Amor ( ) Riqueza ( ) Vaidade ( ) Tristeza ( ) Alegria ( ) 

D) Quem salvou o amor? 

( ) Riqueza ( ) Vaidade ( ) Tempo 

E) Desenhe os barcos da Riqueza, Vaidade, Tristeza e Alegria 

Atividade 02 

Ainda sobre a história Ilha dos Sentimentos: você viu que nenhum dos sentimentos ajudou o Amor? 

A) Será que ele ficou chateado? Você já ficou chateado com alguém?

Sim( ) Não ( ) 

B) Mas o Tempo ajudou o Amor, não foi? 

Sim( ) Não( ) 

Então, o tempo é parte de nossas vidas: a hora de acordar, a hora de dormir, o dia do seu aniversário… Quanto mais o tempo passa, mais aprendemos, nos divertimos, mais pessoas conhecemos. E já temos muita história para contar, não é? Que tal contar agora um pouco da sua história? 

Atividade 03

Peça ajuda a um adulto e responda: 

A) Qual o dia, o mês e o ano do seu aniversário? 

B) A que horas você acorda? 

C) A que horas vai dormir? 

D) As respostas que você registrou foram quantidades (números) ou qualidades (nomes)? 

E) Nossa, quantos números você tem para contar, não é ? Você conhece os números? Todos eles? 

F) Sabe contar de 1 a 10? De 1 a 20? Você conta seus lápis? Seus brinquedos? Quantos primos tem? Que tal aprender a contar de 1 a 10? 

Vamos aprender com o vídeo “Aprendendo os números e a contar ate 10” :

“Aprendendo os números e a contar ate 10” Canal: Ensinando meu filho – https://www.youtube.com/watch?v=9gxndvXzC6U&feature=youtu.be

Atividade 04

Agora que você acompanhou a contagem com o vídeo, me conta aí: 01) Foi fácil contar? Ou foi difícil? 

A) Você conseguiu contar de 1 a 10? E consegue contar de 10 a 1? Que tal aprender a contar de traz para frente? 

Então, vamos aprender

“HISTÓRIA PARA TRABALHAR OS NUMERAIS” Canal: Taise Agostini – https://www.youtube.com/watch?v=r3QdIwyTsTY&feature=youtu.be

Atividade 05

Viu quantos fantasmas tinha na história? Quantos serão? 

A) Quantos fantasmas assustam o gato? 

B) Quantos fantasmas jogam xadrez? 

C) Quantos imitam chinês? 

D) Pergunte para seus pais e familiares se você tinha algum medo quando era pequeno(a). Qual era? 

Aproveita a ajuda dos seus pais e familiares e complete a sua história: 

E) Quantos anos você tem? 

F) Qual a idade da mamãe? 

G) Quantos irmãos e(ou) irmãs você tem (conte você mesmo (a)? Quais as idades de cada um deles? 

H) Quem é o mais velho? E o mais novo? 

Ufa!!! Quanta informação, não é mesmo? Já estava “contando os minutos” para acabar? Então, por hoje é só!

Até semana que vem!! 


Saiba Mais | Referências:

“Dez Indiozinhos – Bia&Nino [vídeo para criança]” Canal: Bia&Nino – https://www.youtube.com/watch?v=IewrWcl_qmo

“MARCHA SOLDADO – Bia&Nino [vídeo para criança]” Canal: Bia&Nino – https://www.youtube.com/watch?v=bNyLuP2BIok
https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2


Objeto de ConhecimentoContagem de rotina Contagem ascendente e descendente Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
Habilidades (EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade (em problemas de contagem de objetos do cotidiano, “quantos tem ou onde há mais”), ordem (1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos) e código (números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras), utilizando a expressão oral.

Proponentes/ Professores:
Apoio Técnico Pedagógico: Coordenadora Pedagógica:
Francisco Donisete de Oliveira Gean Carlos Sousa Gonzaga 
Miranice Alves de Lima Guimarães
Régina Potira Pereira Lima Gomes Marta Oliveira Vera Lúcia Caetano de Brito Rodrigues
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida
CRE: Maria Helena B. Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A 1º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo