Olá! Durante o período de isolamento social que estamos vivendo, o consumo de água, pode aumentar, isso incide no pagamento da conta de água. Precisamos aprender a economizar água nas atividades dentro de nossas casas. Vamos aprender como economizar água e dinheiro. Vamos lá!
Sabemos que os seres vivos não vivem sem água e que precisamos muito da água em nossas casas, nas indústrias e na agricultura. E que, sem água não haveria vida na Terra. Você sabe de onde vem a água? E, o que devemos fazer para economizar esse bem tão precioso? Consumindo a água de forma consciente, preservamos o meio ambiente e economizamos dinheiro.
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Consciente coletivo: água”. Para descobrir de onde vem a água que consumimos. Convide alguém da sua família para assistir com você. Esse assunto é importante para todos.
Atividade 2
Agora analise com a sua família algumas questões sobre o consumo da água na sua residência.
- De acordo com o vídeo onde se gasta mais água, nas residências ou na agricultura?
- Quando economizamos na água, também economizamos dinheiro? Por quê?
Atividade 3
Observe com atenção o cartaz abaixo, com a ajuda de um adulto. Esse cartaz mostra a quantidade de água consumida para produzir alguns alimentos. Agora que vocês verificaram, responda:
- Você e sua família perceberam que a indústria necessita de água para produzir diversos alimentos que consumimos?
- Quantos litros de água são gastos para produzir 1 quilo de batata?
- E na produção de 2 quilos de feijão quantos litros de água são gastos?
- Você costuma ir ao supermercado com sua família? Reconhece estes produtos acima no supermercado?
- Converse com um adulto sobre os valores destes produtos. Neste momento, estes produtos estão mais caros ou mais baratos?
Atividade 4
Sua família e você podem economizar água em atitudes simples do dia-a-dia. E, também estarão economizando dinheiro.
Escreva em seu caderno o que vocês podem fazer para economizar água na sua casa.
Atividade 5
Faça a leitura do cartaz, com um adulto. Em seguida escreva um bilhete dando parabéns a sua família pelas atitudes de economia de água.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/444378688217328926/
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF03LP14-C) Produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos, como verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.(EF03LP25-A) Analisar e produzir textos, de forma coletiva, com a ajuda do professor, para apresentar resultados de observações e de pesquisas, em fontes de informações incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Matemática | (EF03MA03-C) Calcular o resultado de adição e de multiplicação de números naturais, utilizando recursos pessoais ou convencionais e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais.(EF03MA26-A) Resolver problemas com dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou colunas simples em situações significativas das realidades sociocultural e econômica.(EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas.(EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógio, analógico e digital, para informar os horários de início e termino de realização de uma atividade e sua duração. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.