You are currently viewing Consumo de água

Consumo de água

Olá! Estamos em um período de Pandemia do Coronavírus, onde muitas pessoas precisam ficar em casa, trazendo um aumento no consumo de água. A água é muito importante para nossas atividades diárias. Nessa atividade vamos aprender sobre o uso responsável da água e de quebra economizamos um bom dinheiro.

A água é utilizada em nossas casas para bebermos, tomarmos banho, lavar nossas roupas, cuidar da higiene do nosso corpo e muito mais. Precisamos saber utilizar essa água de forma correta para não haver desperdício. Então, vamos estudar sobre a importância da água e a economia que podemos fazer em dinheiro.

Atividade 1

Acesse o vídeo abaixo e assista ao vídeo sobre “Dicas legais de como economizar água” e reflita sobre as atitudes que podemos ter em relação ao consumo de água.

Fonte: YouTube. Vídeo Consumo Sustentável da Água. Canal: Laymark Floripa.

Atividade 2

Observe a imagem abaixo e elabore uma frase explicando qual seria a maneira correta da mãe da Mônica realizar essa atividade sem desperdiçar água.

Crônicas do fim do mundo — o desperdício de água – blog da kikacastro

Atividade 3

Analise os dados da tabela abaixo que mostra o consumo de água ao realizarmos algumas atividades diárias em nossa casa. 

CONSUMO DE ÁGUA POR ATIVIDADE
ATIVIDADEQUANTIDADE (em litros)
1 descarga no banheiro10 a 16
1 minuto no chuveiro15
1 lavagem de mãos3 a 5
1 lavagem da máquina de lavar roupa150
Escovar os dentes com torneira aberta11
Lavagem de automóvel com mangueira100
Tabela adaptada do site: https://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/3%20-%20mcs_agua.pdf
  1. O gasto de água para tomar um banho de 1 minuto é de 15 litros de água. Qual será o gasto de água se o tempo de banho fosse de 3 minutos?  
  2. Marque qual o seu tempo no banho e, com ajuda de alguém da sua família, faça os cálculos para descobrir quantos litros de água foram gastos nesse banho.
  3. É possível fazer economia de dinheiro consumindo água de forma responsável?

Atividade 4

Faça a leitura de cada imagem abaixo e escreva dicas para evitar o desperdício da água em cada situação. Você pode elaborar cartazes para colocar pela casa alertando as pessoas.

http://cms.gaz.com.br/wp-content/uploads/2020/04/economia-de-a%CC%81gua-02.jpg
http://cms.gaz.com.br/wp-content/uploads/2020/04/economia-de-a%CC%81gua-01.jpg
http://cms.gaz.com.br/wp-content/uploads/2020/04/economia-de-a%CC%81gua-03.jpg

Atividade 5

Peça a ajuda de uma pessoa da sua família e juntos vejam na conta de água qual foi o gasto em dinheiro do mês atual e do mês anterior. 

Depois conversem para saber se houve ou não economia de dinheiro.

Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, bilhetes, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Matemática(EF02MA19-C) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo de tempo. (EF02MA05-C) Calcular o resultado de adições e de subtrações de números naturais, com recurso ou reserva a ordem superior, utilizando recursos pessoais ou convencionais, e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. (EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos. (EF02MA23-B) Analisar situações apresentadas por meio de tabelas simples e gráficos de colunas ou barras e descrever uma conclusão oralmente fazendo registro coletivo.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.