Olá! Estamos em um período de Pandemia do Coronavírus, onde muitas pessoas precisam ficar em casa, trazendo um aumento no consumo de água. A água é muito importante para nossas atividades diárias. Nessa atividade vamos aprender sobre o uso responsável da água e de quebra economizamos um bom dinheiro.
A água é utilizada em nossas casas para bebermos, tomarmos banho, lavar nossas roupas, cuidar da higiene do nosso corpo e muito mais. Precisamos saber utilizar essa água de forma correta para não haver desperdício. Então, vamos estudar sobre a importância da água e a economia que podemos fazer em dinheiro.
Atividade 1
Acesse o vídeo abaixo e assista ao vídeo sobre “Dicas legais de como economizar água” e reflita sobre as atitudes que podemos ter em relação ao consumo de água.
Atividade 2
Observe a imagem abaixo e elabore uma frase explicando qual seria a maneira correta da mãe da Mônica realizar essa atividade sem desperdiçar água.
Atividade 3
Analise os dados da tabela abaixo que mostra o consumo de água ao realizarmos algumas atividades diárias em nossa casa.
CONSUMO DE ÁGUA POR ATIVIDADE | |
ATIVIDADE | QUANTIDADE (em litros) |
1 descarga no banheiro | 10 a 16 |
1 minuto no chuveiro | 15 |
1 lavagem de mãos | 3 a 5 |
1 lavagem da máquina de lavar roupa | 150 |
Escovar os dentes com torneira aberta | 11 |
Lavagem de automóvel com mangueira | 100 |
- O gasto de água para tomar um banho de 1 minuto é de 15 litros de água. Qual será o gasto de água se o tempo de banho fosse de 3 minutos?
- Marque qual o seu tempo no banho e, com ajuda de alguém da sua família, faça os cálculos para descobrir quantos litros de água foram gastos nesse banho.
- É possível fazer economia de dinheiro consumindo água de forma responsável?
Atividade 4
Faça a leitura de cada imagem abaixo e escreva dicas para evitar o desperdício da água em cada situação. Você pode elaborar cartazes para colocar pela casa alertando as pessoas.
Atividade 5
Peça a ajuda de uma pessoa da sua família e juntos vejam na conta de água qual foi o gasto em dinheiro do mês atual e do mês anterior.
Depois conversem para saber se houve ou não economia de dinheiro.
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, bilhetes, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Matemática | (EF02MA19-C) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo de tempo. (EF02MA05-C) Calcular o resultado de adições e de subtrações de números naturais, com recurso ou reserva a ordem superior, utilizando recursos pessoais ou convencionais, e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. (EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos. (EF02MA23-B) Analisar situações apresentadas por meio de tabelas simples e gráficos de colunas ou barras e descrever uma conclusão oralmente fazendo registro coletivo. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.