You are currently viewing Consumo de água

Consumo de água

Olá! Nesse período da pandemia, por motivo do coronavírus, as pessoas estão ficando mais em casa, o que causa um aumento no consumo de água, alimentos e energia elétrica. Isso traz despesas extras, que podem fazer com que o nosso dinheiro acabe com maior rapidez. Nessa atividade vamos aprender sobre a água e como podemos utilizá-la sem haver desperdício, poupando dinheiro. Vamos lá?

Sabemos que as pessoas, as plantas e os animais não vivem sem água. A água é muito importante no nosso dia-a-dia. Vamos aprender, nessa atividade, sobre a utilização da água em nossas casas e como podemos fazer para economizar. O consumo consciente da água pode render uma boa economia de dinheiro. Preparado?

Atividade 1 

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Consciente Coletivo:  A Água”.  

Convide alguém da sua família para assistir com você. Esse assunto é importante para todos.

Atividade 2 

Agora analise com a sua família algumas questões sobre o consumo da água na sua residência.

  1. Você e sua família conseguem economizar água? 
  2. Em quais atividades vocês fazem a economia de água?
  3. O valor pago pela água consumida na sua casa diminuiu?

Atividade 3 

Com a ajuda de alguém da família, você vai fazer uma lista de como a água é utilizada em sua casa.

Atividade 4 

Você já imaginou a quantidade de água que é consumida dentro de casa? Leia os dados na tabela abaixo e descubra. 

CONSUMO DE ÁGUA CONSUMIDA POR ATIVIDADE
ATIVIDADEQUANTIDADE (em litros)
1 descarga no banheiro10 a 16
1 minuto no chuveiro15
1 lavagem de mãos3 a 5
Escovar os dentes com torneira aberta11
Lavagem de automóvel com mangueira100

Tabela adaptada do site:

https://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/3%20-%20mcs_agua.pdf

Atividade 5

Volte à tabela acima. Você e cada pessoa da sua família podem ajudar a economizar no gasto da água. Vamos calcular para descobrir:

  1. Verifique na tabela qual o gasto de água para se tomar um banho de 1 minuto. Qual seria o gasto se o tempo de banho fosse de 2 minutos? 
  2. Agora, peça a alguém que marque qual o seu tempo gasto no banho.
  3. Veja se você consegue diminuir esse tempo. 
  4. Leia as palavras abaixo, com ajuda de um adulto, escolha uma e faça um desenho, para representá-la.
CHUVEIRO ESCOVAR OS DENTESBEBERTOMAR BANHOLAVAR ROUPAS

Atividade 6 

Leia algumas ações bem simples que podem reduzir o volume de água que sua família consome e o valor da conta mensal. A natureza e o bolso dos adultos de sua casa agradecem! 

Economia água

https://www.proteste.org.br/dinheiro/orcamento-familiar/noticia/dicas-para-economizar-agua-durante-a-crise

AÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NO SEU BOLSO

  • Desligue a água enquanto escova os dentes.
  • Use a máquina de lavar ou o tanque com a capacidade total, espere juntar roupa suficiente para essa lavagem.
  • Molhe as plantas com regador.
  • Varra a calçada. 
  • Converse com um adulto da sua família sobre essas atitudes e como podem economizar dinheiro.
Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF01LP01-A) Reconhecer que a leitura e escrita acontecem da esquerda para a direita e de cima para baixo, linha de verticalidade.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.(EF12LP03-A) Observar e reproduzir pequenos textos, observando aspectos como pontuação, acentuação, presença de letra maiúscula, paragrafação e distribuição gráfica de suas partes, entre outros.
Matemática (EF01MA22-A) Coletar dados de um acontecimento, organizá-los e representá-los em tabelas e gráficos simples, com uso de estratégias diversas.(EF01MA17-D) Esquematizar, por meio de tabelas com ilustrações, desenhos e pequenos textos, as atividades que são desenvolvidas em cada período do dia.(EF01MA21-D) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.