Olá! Você percebeu que quando vamos às lojas, supermercados, farmácias, feiras e outros lugares compramos produtos sem necessidade? Nessa atividade vamos aprender como escolher que consumimos, como economizar e como devemos agir para que o meio ambiente seja preservado.
Quando resolvemos comprar um produto e não paramos para pensar se aquilo é realmente importante e necessário para nossa vida, acabamos gastando mais do que queríamos ou podíamos. Então, vamos descobrir o que fazer para evitar essa compulsão?
Atividade 1
Acesse o link abaixo da Turma da Mônica – Meu Bolso Feliz. Convide as pessoas da sua família para ler a história com você.
https://meubolsofeliz.com.br/turma-da-monica-diversao-em-familia/
Atividade 2
Agora , reflita sobre o quadrinho e escreva em seu caderno.
- O que Cebolinha quis dizer com a expressão: “O dinheiro anda curto”?
- Onde a família de Cebolinha foi passear?
- Você e sua família já economizaram para poderem visitar algum lugar? Onde vocês foram?
Atividade 3
Veja a charge a seguir.
Disponível em:http://www.arionaurocartuns.com.br/2018/11/
Atividade 3
Analise a charge abaixo e reflita junto com sua família.
- Esse garoto precisa realmente deste outro celular?
- O garoto da charge está tendo comportamento consumista? Porquê?
- Muitas famílias compras coisas que muitas vezes não precisam. Você e sua família tem esse comportamento?
- Na sua casa você e sua família conversam para definir o que vão comprar?
- Durante esse período da Pandemia sua família está mais cautelosa com os gastos? Por que?
Componentes | Habilidades |
Matemática | |
Língua Portuguesa | (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital,(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.EF15LP02-C) Reconhecer que o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, como caixa alta, negrito, itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais de pontuação, produzem efeitos de sentidos em textos multissemióticos.(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.