Olá, você gosta de instrumentos musicais? Hoje você vai aprender sobre estes instrumentos e os sons que eles fazem.
Quando falamos de instrumentos musicais convencionais nos referimos àqueles mais conhecidos pelas pessoas. Exemplo: flauta, bateria, violão, piano, guitarra, sanfona, entre outros. Já os instrumentos musicais não convencionais são aqueles que são feitos à mão com materiais recicláveis. Veja abaixo alguns exemplos:
Para conhecer melhor estes instrumentos, assista ao vídeo abaixo (do Canal Youtubim) e ouça os sons de alguns instrumentos musicais convencionais:
Agora que você já conheceu os sons de alguns instrumentos musicais convencionais, no seu caderno faça um desenho do instrumento que você achou mais interessante.
Em seguida convide um adulto que está em casa com você e assistam aos vídeos da Playlist do Canal Marcus Vieira e vejam como são feitos alguns instrumentos musicais não convencionais:
Com a ajuda de um adulto e com os materiais que você tem disponíveis em casa, escolha um instrumento musical que você achou mais interessante para produzir. Se quiser, pode pesquisar outros instrumentos musicais.
Quando terminar grave um vídeo pelo WhatsApp e compartilhe com os seus colegas e professores, além da sua família (tios, avós, primos), mostrando o que você aprendeu na atividade de hoje.
Agora que você conheceu alguns instrumentos musicais que tal, testar seus conhecimentos jogando o jogo “adivinhe o instrumento musical”? Para isso, clique no link do site Cokitos Jogos Educativos:
Para jogar lembre-se dos sons que você aprendeu com os vídeos assistidos no início desta atividade. Quando terminar de jogar, registre em seu caderno o nome dos instrumentos musicais que você aprendeu.
Saiba Mais Referências:
Objeto de Conhecimento | – Arte / Música |
Habilidades | (GO-EF02AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som. (GO-EF02AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção entre as diversas linguagens artísticas, respeitando os seus contextos pessoais, sociais e culturais. |
Proponentes/ Professores: | Janaíne Campos; Josy Rodrigues; Kátia Maria da Silva Moreira; Martha Maria Silva;Nívea Potiguara da Silva; Reijane Olímpia da Cunha; Silvia Matos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Corpo, Movimento e Expressão