Oi pessoal tudo bem? Que tal fazermos um jogo de observação? Pare por alguns instantes e olhe tudo o que está sua volta. Quais os nomes desses objetos? Você sabe que formas possuem? Hoje vocês vão lembrar, conhecer e aprender mais sobre as figuras geométricas planas, através de vídeos, atividades e jogos interativos. Aproveitem!
Agora é a hora das atividades e nelas vocês poderão conhecer um pouco mais sobre as formas geométricas planas: seus nomes, características, números de lados e vértices, e exemplos de objetos onde elas estão presentes.
Atividade
Assista e faça a leitura do vídeo: “Figura geométricas planas”, relembrando aquelas que você já conhece e aprendendo as características daquelas que são novas para vocês. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1FhbKd6TzQP8OdNaPghEVVJChx9C5ToHA/view
Nesse vídeo, vocês farão a revisão do que aprenderam nos slides anteriores.
Atividade 2
Assista, com atenção, ao vídeo (editado): “Formas Geométricas”, que faz a revisão do conteúdo trabalhado. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1VPwVErE9xartmjBe-57OXt1yD50sSycx/view
Agora são as atividades que vocês deverão copiar e responder em seu caderno.
Atividade 3
Agora é sua vez, no seu caderno, copie e responda as atividades, a seguir. Lembre-se de observar os objetos que estão a sua volta, ilustrar, nomear e escrever a figura plana que ele representa, se necessário, peça ajuda do seu responsável. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1sYFbMI0SBc1699RvyHS480yV-jQuuFsX/view
Saiba Mais Referências:
Objeto de Conhecimento | Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características.Características e classificação de figuras geométricas planas. |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações e explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo. (EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas. |
Proponentes/ Professores: | Professora: Soliene Isabel Duarte |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Recanto do Bosque |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo