Olá! Quando se fala em dinheiro é importante prestar muita atenção. Na atividade de hoje você conhecerá a história de Catapimba e a importância de conferir o troco na hora das compras. Além disso, você aprenderá mais um pouco para utilizar o seu dinheirinho com consciência. Peça a ajuda de alguém de sua família para auxiliar você nas leituras e atividades. Vamos lá?
Você sabe o que é troco? Para que serve o troco?
Você já viu alguém recebendo troco? Veja um exemplo disso na história a seguir.
Divertida essa história, não é mesmo?
Reflita sobre a história com as questões abaixo e depois conte para alguém de sua casa.
· Em que lugar ela acontece?
· Você percebeu que Seu Lucas sempre tentava dar o troco em balas e chicletes para o Catapimba?
· Como o Catapimba reagia?
· Como a situação se resolveu?
·Como Seu Lucas deveria fazer quando não tivesse o dinheiro trocado para voltar para as crianças?
Receber o troco em dinheiro é um direito, mesmo que seja um pequeno valor.
O processo de compra e venda envolve sempre um comerciante e um consumidor.
Existe uma Lei que protege o consumidor: é o Código de Defesa do Consumidor. Consulte seus familiares sobre a importância dessa Lei.
Você já viu etiquetas presas na prateleira de mercados? Veja o exemplo na imagem abaixo.
Na etiqueta encontra-se o nome do produto, um código em formato de barras usado para o caixa ler o valor do produto e preço do produto.
Agora que você já sabe como identificar o valor dos produtos, assista ao vídeo e aprenda a calcular o troco de suas compras.
Aprendeu a calcular o troco? Confira, resolvendo as questões a seguir.
Veja as imagens abaixo:
Qual produto você não conseguiria comprar com a cédula acima?
Se você comprasse apenas arroz, quanto teria que receber de troco?
Se você comprasse arroz e macarrão, teria troco?
Agora, que tal brincar com as palavras? Chame alguém de sua casa para assistir ao próximo vídeo e montar para você um alfabeto móvel.
Peça a pessoa que ajudou você a montar o alfabeto para que continue auxiliando-o para responder as questões abaixo:
Espalhe as letrinhas todas viradas para cima.
NÃO ESQUEÇA: não existem erros quando se está aprendendo, faça o seu melhor! Primeiro, você vai se arriscar e tentar montar sozinho. Depois, peça ajuda para verificar se as letrinhas estão no lugar certo.
· INICIE MONTANDO O SEU NOME.
· VOCÊ USOU TODAS AS LETRAS DO ALFABETO PARA MONTAR O SEU NOME?
· QUAL É A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME? E A ÚLTIMA?
· QUANTAS VEZES VOCÊ ABRE A BOCA PARA FALAR O SEU NOME? REGISTRE A QUANTIDADE DE VEZES QUE VOCÊ ABRIU A BOCA PARA FALAR CADA SOM DA PALAVRA (SÍLABA), CONTANDO NOS DEDOS DE SUA MÃO.
· CADA PEDACINHO (SÍLABA) DO SEU NOME TEM UM SOM, PENSE NESSES SONS.
· AGORA, PEGUE AS LETRAS PARA ESCREVER CADA SOM (SÍLABA) DO SEU NOME.
· QUANDO TERMINAR DE MONTAR, LEIA O QUE VOCÊ ESCREVEU COM AS LETRAS MÓVEIS E PEÇA A AJUDA DA PESSOA QUE ESTÁ ACOMPANHANDO VOCÊ NESSA TAREFA, PARA VERIFICAR SE AS LETRAS ESTÃO NO LUGAR CORRETO.
AÍ VAI MAIS UM DESAFIO: MONTAR A PALAVRA BALA:
· BALA, BA – LA. Quais letras eu uso para montar a palavra BALA? Qualquer letra serve? Quantas vezes eu abro a boca para falar BALA? Se eu abro a boca duas vezes, ela tem 2 sons. Você precisa escolher as letrinhas que você está ouvindo. Quais letras você percebe? Monte, leia e peça que um adulto leia com você. Se estiver faltando alguma letra, arrume e leia novamente.
· Agora que você montou a palavra BALA, retire a letra B e troque pela letra S. É a mesma palavra? Qual palavra virou?
· E se eu colocar a letra M no lugar da letra S. Qual palavra vira?
Olha que legal: se eu alterar uma letra na palavra, pode virar outra palavra!!!
Monte mais palavras e treine bastante.
Guarde o seu alfabeto móvel para utilizar em outras atividades.
Até a próxima atividade!
SABER MAIS:
Joguinho de compras no mercado:
https://www.jogosdaescola.com.br/quanto-devo-pagar/
Dicas de como montar e organizar o alfabeto móvel em casa:
Saiba mais sobre Ruth Rocha:
https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-mundo-magico-de-ruth-rocha.htm
HABILIDADES | (EF03MA24-B) Reconhecer, em situações cotidianas de compra, venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas. (GO-EF01LP30) Usar letras e sinais diacríticos para escrever. (GO-EF01LP31) Compreender que as letras e os diacríticos têm um repertório finito e formatos fixos para grafá-los. (GO-EF01LP32) Segmentar palavras escritas em sílabas, contando-as. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
(“eixo temático”) – Educação Financeira e Empreendedorismo – | A – 1º ano