Olá! Vamos aprender sobre jogo, brinquedo e brincadeira.
Atividade 1
A brincadeira é o ato de agir de forma livre, com prazer e alegria, sem muita seriedade e obrigações.
O brinquedo é o objeto da brincadeira. Exemplo: Brincar de carrinho. Podemos comprar um carrinho de brinquedo, montar um da forma que quisermos ou pudermos e podemos usar um objeto qualquer como “carrinho”.
Mas nem toda brincadeira tem, ou precisa de brinquedos para se brincar. Assim como as brincadeiras, os jogos também possuem “objetos” que podem ser ou não brinquedos.
Você gosta de brincar? Pense nas suas brincadeiras Escreva abaixo, duas brincadeiras que você utiliza brinquedos e duas que não precisa deles para acontecer.
Assim, brincar e jogar, jogo e brincadeira, são termos parecidos. O jogo possui suas regras e papéis a serem cumpridos.
Assim como as brincadeiras, escreva ou desenhe em seu caderno, dois jogos que possuem ou não materiais.
Atividade 2
O jogo e a brincadeira são tradicionais quando faz parte da história de um determinado lugar ou grupo de pessoas e são repassadas de geração para geração. Infelizmente, alguns são esquecidos e outros permanecem na memória de nossos avós, pais e raramente são ensinadas às novas crianças.
Mas, podemos identificar, brincar e jogar com aquelas que são da nossa região, nosso bairro, nossa cidade, nosso país e nossa cultura. Assim, de geração em geração, ao longo dos anos, vão se construindo, modificando brinquedos jogos e brincadeiras que são a nossa identidade cultural.
Pergunte aos seus pais, avós ou responsáveis, quais eram os jogos brinquedos e brincadeiras que eles brincavam quando crianças e escreva abaixo as respostas.
Agora, se for o caso, separe os jogos e brincadeiras entre aqueles que possuem brinquedos/materiais ou não.
Cicio da infância /Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | D |
Componente Curricular: | Educação Física |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. (GO-EF04EF16) Vivenciar e analisar valores, normas, regras, objetivos, e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. (GO-EF04EF18) Vivenciar diferentes categorias de jogos eletrônicos debatendo as relações da realidade virtual ao contexto do mundo real, bem como a relação e diferenciação da prática esportiva real e virtual. |