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Ciências da Natureza – Uso consciente de energia elétrica

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. SIMPSON33. Energy efficiency app on screen. Canva. Download em 19/02/2025.

USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA

A potência de um aparelho eletroeletrônico, e o seu tempo de uso, são determinantes no cálculo do consumo de energia elétrica. Aliás, você sabia que até mesmo a luz emitida por alguns desses aparelhos, quando estão desligados, pode afetar a fatura final? Além da redução de custos, economizar o consumo de energia elétrica é uma atitude cidadã por também poupar todos os impactos socioambientais que a construção de usinas de eletricidade pode provocar, mesmo aquelas que reconhecidamente apresentam menores consequências, tais como as hidrelétricas.

A energia elétrica é um recurso essencial para a humanidade atual, presente em praticamente todas as nossas atividades humanas – da iluminação de ruas e residências até o funcionamento de hospitais, escolas e indústrias. Porém, o seu uso indiscriminado, assim como o desperdício, contribuem para uma demanda energética crescente. Isso exige a construção de novas usinas, impactando diretamente o meio ambiente. Compreender a respeito de sua produção, distribuição e consumo, bem como adotar estratégias para otimizar seu aproveitamento; são maneiras sustentáveis de lidar com esse importante recurso.

Uma das principais formas de diminuir o desperdício de energia elétrica é escolher equipamentos com eficiência energética comprovada. No Brasil, os selos Procel e Conpet, assim como a etiqueta do Inmetro indicam aparelhos que consomem menos eletricidade ao desempenhar suas funções (veja na imagem 2). Lâmpadas LED, por exemplo, utilizam cerca de 80% menos energia do que lâmpadas incandescentes, além de durarem muito mais. Geladeira, ar-condicionado e máquinas de lavar com classificação “A” no selo Procel consomem menos e ajudam a reduzir os custos na conta de eletricidade.

Imagem 2. Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e selo do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet). BRASIL. Selo Procel leva mais economia e sustentabilidade aos brasileiros. Ministério de Minas e Energia. Disponível em https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/selo-procel-leva-mais-economia-e-sustentabilidade-aos-brasileiros. Acesso em 19/02/2025.

Mudanças de hábito no dia a dia também fazem a diferença. Desligar luzes e aparelhos quando não estão em uso, evitar o uso de chuveiro elétrico por longos períodos e aproveitar a luz natural são práticas simples e eficazes. O uso de sensores de presença, por exemplo, pode reduzir significativamente o desperdício de iluminação em espaços pouco utilizados. Evitar o uso excessivo de aparelhos que geram calor, como ferro de passar roupas e secadores de cabelo, que possuem alto consumo energético, também são escolhas assertivas.

No contexto escolar e comunitário, pode ser interessante a realização de projetos para mapear os maiores consumidores de eletricidade, propondo soluções para otimizar esse consumo, tais como a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, a revisão da instalação elétrica e a instalação de fontes renováveis, como painéis solares. Essas ações não apenas reduzem os gastos, mas também contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes.

É importante ressaltar que reduzir a demanda energética diminui a necessidade de novas usinas, poupando ecossistemas naturais e reduzindo impactos ambientais, como o alagamento de áreas para construção de hidrelétricas ou a emissão de gases de efeito estufa por termelétricas. Também é válida a consciência de que, para além das ações individuais, a transição para um uso mais eficiente de energia elétrica exige esforços coletivos.


QUESTÃO 1

A notícia a seguir é fictícia, acerca de uma cidade imaginária, situada no Estado de Goiás. Leia com atenção:

Imagem 3. ARAGUAIA, Mariana. Notícia de Capivara do Oeste. Canva. Criado em 19/02/2025.

A) Considerando que em Goiânia ocorre um processo semelhante ao do Bosque do tamanduá, responda: qual é o tipo de lâmpada utilizada na atualidade, e para qual tipo tem sido feita essa transição?

B) Quais seriam as principais medidas para serem adotadas em relação ao descarte de lâmpadas em geral e por que tais cuidados?

QUESTÃO 2

A lâmpada LED é considerada uma alternativa mais eficiente em comparação com outros tipos de lâmpadas porque

(A) sua potência é maior, proporcionando menor consumo de energia e maior luminosidade.

(B) consome menos energia e possui maior durabilidade em comparação às demais lâmpadas.

(C) emite calor intenso, aquecendo ambientes e reduzindo o uso de aquecedores elétricos.

(D) funciona só com energia solar, eliminando a necessidade de eletricidade convencional.

QUESTÃO 3

A geladeira é um item muito importante no processo de armazenamento de alimentos, aumentando a durabilidade e evitando desperdícios. Ela, também, pode consumir bastante energia, principalmente se não for feito um bom uso. Dessa maneira, preencha a tabela abaixo, apresentando atitudes que representam o mau uso da geladeira. Para cada uma delas, explique por que esse comportamento não é recomendado e aponte uma solução. Siga o exemplo.

AtitudePor que não é recomendadoPossível solução
Inserir um alimento quente na geladeiraA geladeira precisa manter a temperatura baixa e constante, aumentando o consumo de energia elétricaArmazenar bem o alimento (com uso de tampa, por exemplo), armazenando na geladeira quando a temperatura estiver menor.


















QUESTÃO 4

Ao adquirir um novo equipamento ou eletrodoméstico, além da pesquisa de preços, é interessante verificar o Selo Procel, que

(A) indica que o equipamento possui garantia estendida e assistência técnica gratuita por tempo determinado.

(B) nos informa sobre a potência do equipamento, ajudando os consumidores a escolherem aparelhos mais potentes.

(C) indica que o aparelho é fabricado exclusivamente com materiais recicláveis, reduzindo o impacto ambiental.

(D) classifica os equipamentos de acordo com seu consumo de energia, ajudando a escolher os mais eficientes.

QUESTÃO 5

Suponhamos que você é um “fiscal da economia”, sendo designada a você a missão de identificar atitudes no espaço escolar que contribuem para o aumento no consumo de energia elétrica. Dessa maneira, faça uma reflexão acerca do seu comportamento e dos demais integrantes da escola em relação a esse tema, respondendo aos itens abaixo.

A) As lâmpadas e ventiladores têm sido apagados quando a sala de aula fica vazia? As lâmpadas dos corredores estão acesas, mesmo quando/se não é necessário? Há algum aparelho que permanece ligado no modo stand by? Registre suas impressões.

B) De acordo com a sua resposta ao item anterior, escolha um ponto crítico (ou o que considera mais importante) e elabore uma campanha de sensibilização e conscientização, direcionada à comunidade escolar.

QUESTÃO 6

Charlyson percebeu um aumento na conta de energia elétrica e quer investigar a causa. Das estratégias abaixo, a que melhor poderia ajudá-lo a identificar os maiores consumidores de energia é

(A) anotar o consumo de cada aparelho elétrico e calcular seu impacto na conta.
(B) observar se a iluminação natural da casa é suficientemente boa durante o dia.
(C) pintar as paredes com cores claras para reduzir a necessidade de lâmpadas.
(D) ligar todos os aparelhos, ao mesmo tempo, para testar os disjuntores da casa.

QUESTÃO 7

Em uma comunidade, discutiu-se a possibilidade de instalar painéis solares para reduzir o consumo de energia elétrica da escola local. Um argumento favorável à instalação seria o de que

A) a energia solar reduz a dependência de hidrelétricas, minimizando impactos.
(B) a energia solar só pode ser usada em locais muito quentes e ensolarados.
(C) a instalação desses painéis não precisa de manutenção e não reduz custos.
(D) o uso de energia solar não contribui para a redução de gases poluentes.

QUESTÃO 8

Em um escritório, a conta de energia aumentou significativamente, sendo adotadas mudanças para reduzir o consumo. Analise a seguir cada uma das propostas:

I. Desligar computadores e monitores sempre que não estiverem em uso.
II. Diminuir a temperatura do ar-condicionado de todas as salas.
III. Substituir lâmpadas incandescentes por modelos de LED mais eficientes.
IV. Manter janelas abertas para aproveitar melhor a ventilação e a luz natural.
V. Instalar sensores de presença de luz, em áreas menos utilizadas.

Sobre as propostas, podemos afirmar que todas são adequadas, com exceção da(s)

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.

QUESTÃO 9

O uso consciente da energia elétrica, em Goiás e no Brasil, possibilita o(a)

(A) redução do consumo de água nas hidrelétricas.
(B) o aumento da poluição atmosférica e da água.
(C) maior necessidade de termelétricas a carvão.
(D) crescimento no consumo de combustíveis fósseis.

QUESTÃO 10

Uma família deseja reduzir sua conta de energia elétrica sem comprometer o conforto da casa. A mudanças que pode gerar economia sem prejudicar a qualidade de vida da família é

(A) utilizar cortinas pesadas para bloquear a entrada da luz e calor do Sol.
(B) aumentar a potência dos eletrodomésticos, reduzindo o tempo de uso.
(C) manter o chuveiro elétrico no modo inverno durante todas as estações.
(D) instalar janelas maiores para aumentar o aproveitamento da luz natural.


SAIBA MAIS

No vídeo a seguir, é discutida a importância da economia no consumo de energia elétrica, sendo apresentadas algumas dicas. Aprenda com a professora Mariana Araguaia!

Canal Mariana Araguaia. “Redução no Consumo de Energia Elétrica”. Disponível em <https://youtu.be/gDCfOWYoA9w>. Acesso em mai. 2022.

Autoria:Profa Ma Mariana Araguaia
Formação:Ciências Biológicas
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidades:(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.(EF08CI05-A) Reconhecer formas de diminuir o consumo de energia elétrica nas residências, instituições escolares, empresas, avaliando os benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Referência:BASILIO, Patrícia. Conta de luz: confira 10 dicas para economizar energia elétrica. G1. Disponível em <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/29/conta-de-luz-confira-10-dicas-para-economizar-energia-eletrica.ghtml>. Acesso em 19/02/2025.

BRASIL. Selo Procel leva mais economia e sustentabilidade aos brasileiros. Ministério de Minas e Energia. Disponível em <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/selo-procel-leva-mais-economia-e-sustentabilidade-aos-brasileiros>. Acesso em 19/02/2025.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

CEMIRIM. Economia de Energia. Disponível em <https://cemirim.com.br/economia-de-energia>. Acesso em 19/02/2025.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 23/03/2023.

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LEITÃO, Victor. Dicas de Economia de Energia Elétrica: veja as melhores, economize e ajude o planeta! iDinheiro. Disponível em <https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/economia-de-energia>. Acesso em 19/02/2025.

MINAS GERAIS. Dicas para Economia de Energia Elétrica na Iluminação. CEFET-MG. Disponível em <http://www.compras.mg.gov.br/images/Legislacao/Energia_El%C3%A9trica/Cartilha_de_Dicas_de_Economia_de_Consumo_de_Energia.pdf>. Acesso em 19/02/2025.