You are currently viewing Geografia – Como é o seu bairro?

Geografia – Como é o seu bairro?

Hoje nós iremos falar sobre o nosso bairro, lugar onde moramos. Vamos fechar os olhos e lembrar como é a rua da nossa casa. O que tem perto da nossa casa. O comércio que mais frequentamos.  A sua escola é perto de onde você mora? Seus pais trabalham perto da sua casa? Você sabe o nome do seu bairro?


O livro “O bairro de Marcelo” de Ruth Rocha traz a observação e a descrição do lugar por meio de ilustrações e referenciais espaciais. Marcelo apresenta o bairro onde mora e o que tem nele, como vários estabelecimentos comerciais, o que se vende e se compra em várias lojas, feira, padaria, açougue e outros estabelecimentos.


1º Passo: 

Agora vamos conhecer um bairro muito legal, o bairro do Marcelo, observe se ele se parece com o seu ou se é diferente. Acompanhe a leitura da historia com muita atenção.

“O bairro do Marcelo – Ruth Rocha’ Canal: O bairro do Marcelo – Ruth Rocha – (10) O bairro do Marcelo – Ruth Rocha – YouTube

E o seu bairro é como o bairro do Marcelo?

Tem praças? Árvores e jardins?

Tem muitas ruas? Casas e prédios?

As ruas são asfaltadas? Ou são ruas de terra?

Você conhece as pessoas que moram no seu bairro?

Converse sobre estas questões com sua família.

2º Passo 

Gostaram do livro?

Agora quero ver como é seu bairro, faça um desenho bem bonito mostrando as ruas e o que encontramos em seu bairro. Descreva seu bairro através de um desenho.

Não deixem de registrar a sua casa e a dos seus vizinhos.

3º Passo 

Agora que vocês já ouviram a história do bairro do Marcelo e também já realizaram um lindo desenho do seu bairro, que tal escrevermos no caderno uma lista dos comércios que existem nele? 

Caso você não consiga ler nem escrever sozinho, não se preocupe, você ainda está aprendendo! Para facilitar, é só pedir para que um adulto de sua família para ajudar você!


Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoConvivência e interações entre pessoas na comunidade.
Habilidades(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

Proponentes/ Professores:Fernanda Kozlowski e Silva Thaís Di C. Alves Miriam Ataíde Pinto 
Instituição Educacional:EM Patrícia Rodrigues de Paiva
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Turma B 2º ano – Experiências e Curiosidades