Olá! Hoje vamos viajar para o Brasil Colônia e conhecer um pouco mais da cultura dos primeiros habitantes do nosso país. Compreender o processo de colonização e a transformação no modo de vida, reduzindo-o à condição de escravizado. Neste contexto, compreenderemos o legado cultural e perceberemos a necessidade de respeito e valorização aos povos indígenas.
Vamos lá!
Atividade 1:
Assista o vídeo:
Atividade 2:
No caderno, responda as questões: Copie as palavras abaixo e pesquise o sentido que expressam no vídeo “ Os indígenas – Raízes do Brasil”.
1 – Tabus:
2 – Monogamia:
3 – Poligamia:
4 – Xamanismo:
5 – Etnia:
6 – Alucinógeno:
7 – Funai:
8 – Neopentecostais:
Atividade 3:
Conte, em poucas linhas, como era a vida nas aldeias indígenas antes da chegada dos portugueses.
Atividade 4:
Três armas foram fundamentais para o domínio dos colonizadores sobre os nativos. Cite-as.
Atividade 5:
Assistimos no vídeo, as várias heranças culturais deixadas pelos indígenas, como na culinária brasileira. Destes, cite os alimentos e/ou pratos que sua família e você já fizeram ou experimentaram.
Atividade 6:
Infelizmente, ainda nos dias de hoje percebemos a falta de empatia e o preconceito delegado às populações indígenas, que mesmo após séculos de colonização, continua latente em nossa sociedade. Reflita e escreva um pequeno texto citando como podemos mudar esta realidade.
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados: Organização social, econômica, cultural, política, religiosa, artística dos povos originários do Brasil; Europeus e indígenas: organização do trabalho e sentido de propriedade. |
Componente Curricular: | História. |
Habilidades | (GO-EF05HI01-A) Relembrar e refletir sobre as viagens marítimas realizadas pelos europeus, espanhóis e portugueses, no século XV e a chagada dos mesmos a América, Brasil e em Goiás. (GO-EF05HI01-B) Compreender a organização, social, econômica, cultural, política, religiosa e artística dos povos originários do Brasil, refletindo sobre as principais mudanças que marcaram a sua existência. |
Proponentes/ Professores: | Patrícia Cezar Vargas. Lucilene Souza Porto Vieira. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nossa Senhora da Terra. |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado. |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5° ano – Experiências e Curiosidades