You are currently viewing Colonização no Brasil.

Colonização no Brasil.

Olá! Hoje vamos viajar para o Brasil Colônia e conhecer um pouco mais da cultura dos primeiros habitantes do nosso país. Compreender o processo de colonização e a transformação no modo de vida, reduzindo-o à condição de escravizado. Neste contexto, compreenderemos o legado cultural e perceberemos a necessidade de respeito e valorização aos povos indígenas.

Vamos lá!


Atividade 1

Assista o vídeo:

“Os Indígenas – Raízes do Brasil” Canal: Enraizando – https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s

Atividade 2

No caderno, responda as questões: Copie as palavras abaixo e pesquise o sentido que expressam no vídeo  “ Os indígenas – Raízes do Brasil”.

1 – Tabus:

2 – Monogamia:

3 – Poligamia:

4 – Xamanismo:

5 – Etnia: 

6 – Alucinógeno:

7 – Funai:

8 – Neopentecostais:

Atividade 3: 

Conte, em poucas linhas, como era a vida nas aldeias indígenas antes da chegada dos portugueses. 

Atividade 4:

 Três armas foram fundamentais para o domínio dos colonizadores sobre os nativos. Cite-as.

Atividade 5:

 Assistimos no vídeo, as várias heranças culturais deixadas pelos indígenas, como na culinária brasileira. Destes, cite os alimentos e/ou pratos que sua família e você já fizeram ou experimentaram.

Atividade 6: 

Infelizmente, ainda nos dias de hoje percebemos a falta de empatia e o preconceito delegado às populações indígenas, que mesmo após séculos de colonização, continua latente em nossa sociedade. Reflita e escreva um pequeno texto citando como podemos mudar esta realidade.


Saiba Mais / Referências:

“A Lenda da Vitória Régia” Canal: Foca na História – https://www.youtube.com/watch?v=JHc8gl5uWy4

Objeto de ConhecimentoO que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados: 
Organização social, econômica, cultural, política, religiosa, artística dos povos originários do Brasil;
Europeus e indígenas: organização do trabalho e sentido de propriedade. 
Componente Curricular:História.
Habilidades(GO-EF05HI01-A) Relembrar e refletir sobre as viagens marítimas realizadas pelos europeus, espanhóis e portugueses, no século XV e a chagada dos mesmos a América, Brasil e em Goiás. 
(GO-EF05HI01-B) Compreender a organização, social, econômica, cultural, política, religiosa e artística dos povos originários do Brasil, refletindo sobre as principais mudanças que marcaram a sua existência.

Proponentes/ Professores:
Patrícia Cezar Vargas.
Lucilene Souza Porto Vieira.
Instituição Educacional:Escola Municipal Nossa Senhora da Terra.
CRE:Brasil Di Ramos Caiado.

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5° ano – Experiências e Curiosidades