Vamos aprender sobre clima, efeito estufa e a relação desses eventos com o nosso cotidiano? Então, procure um lugar tranquilo, pois é hora da ciência, é hora de aprender!
Leia o texto Climas do Brasil – Tipos e mapa acessando o link abaixo.
(“Climas do Brasil – Tipos e mapa”,’ Estudo Prático’, site terra)
Esse assunto merece ainda mais atenção! Para aprofundar seus conhecimentos e compreender sobre mudanças climáticas, faça a leitura do artigo “Cidades inteligentes, mudanças climáticas e vulnerabilidades”.
https://www.archdaily.com.br/br/938224/cidades-inteligentes-mudancas-climaticas-e-vulnerabilidades
(“Cidades inteligentes, mudanças climáticas e vulnerabilidades”, Jornal Archdaily)
Agora faça a leitura do texto ‘’Qual a relação entre Proteção da Camada de Ozônio, Gases de Efeito Estufa e Aquecimento Global?” e encontre mais informações que se relacionam com os textos lidos anteriormente.
(“Qual a relação entre Proteção da Camada de Ozônio, Gases de Efeito Estufa e Aquecimento Global?”, Ministério do Meio Ambiente, site do educaclima).
Analise os textos que você leu, reflita sobre as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa e apresente propostas que possam causar impactos positivos para contribuir na manutenção da vida do planeta. Estruture um texto argumentativo em seu caderno com essas informações.
Você percebeu que muitos dados estão em forma de gráficos, tabelas e figuras? Conseguiu fazer a leitura das informações contidas neles? Abaixo temos um gráfico do consumo das substâncias que destroem o ozônio (SDOs) no Brasil.
Analise esse gráfico e obtenha as seguintes informações: quais as substâncias que foram mais consumidas ao longo do tempo e o que significa cada uma das siglas dessas substâncias?
No gráfico “Gráfico das metas de redução de consumo de HCFCs no Brasil”, em que ano há estimativa de acabar com o consumo do HCFCs?
Para Saber Mais
https://exame.com/ciencia/mudanca-climatica-pode-aumentar-casos-de-dengue-alerta-pesquisa/
(“Mudança climática pode aumentar casos de dengue”, Revista Exame- Ciência)
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D99280.htm (“DECRETO No 99.280, DE 6 DE JUNHO DE 1990”, Casa Civil ,site do planalto)
HABILIDADES: | (EF07CI04-A) Reconhecer o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra (camada de ozônio, efeito estufa, entre outros).(EF07CI08-A) Reconhecer como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.(EF07CI13-A) Definir e descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.(EF07CI13-B) Discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa (queima dos combustíveis fosseis, desmatamento, queimadas), debatendo propostas para garantir seu equilíbrio.(EF67LP20-A) Investigar um tema proposto, elaborando questões e hipóteses que orientarão na busca e seleção de informações que podem solucionar um problema proposto etc.(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas. |