Olá!
Você já brincou de roda, ciranda ou cirandinha?
Vamos descobrir como essa brincadeira surgiu?
Ela tem origem portuguesa e seu nome vem da palavra zaranda, definida como instrumento de peneirar farinha.
As cirandas são muito conhecidas por crianças brasileiras, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Vamos conhecer ou relembrar algumas?
As músicas utilizadas nas cirandas são adaptadas de acordo com os costumes de cada região.
A melodia e as rimas as tornam fáceis de decorar.
Geralmente, para brincar é feita uma roda e as crianças ou adultos vão girando, cantando e fazendo gestos conforme a letra da música.
Atividade1
Clique na imagem abaixo e veja que são apresentadas 45 cantigas de roda diferentes. Escolha uma para você aprender ou relembrar os movimentos.
Atividade 2
Agora, vamos aprender um novo movimento de ciranda? Quem vai ensinar para você e sua família é o grupo Palavra Cantada.
Assista ao Vídeo Abaixo e brinque!
Componentes: | Habilidades |
Ed. Física | Objetos de estudo: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito; História; Valores ;Regras. (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. (GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, com foco no estado de Goiás, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos as diferentes linguagens artísticas. |
Arte/ Teatro | Objeto de conhecimento/ conteúdo: Processos de Criação/ Jogos tradicionais/populares, jogos dramáticos e jogos teatrais. (GO-EF01AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção e a capacidade de improvisação a partir de jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares. (GO-EF02AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção, a capacidade de improvisação e de interpretação a partir de jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares. (GO-EF03AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção, a imaginação, a capacidade de improvisação e de interpretação por meio de jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares. |
Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento – 3º ano- C
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.