Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8º Ano/ Agrupamento H do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 17/03/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, iremos identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia, bem como reconhecer as variedades da língua falada.
Assista a videoaula abaixo com a temática: A ENERGIA NO SEU DIA A DIA
Na videoaula acima, entendemos que o Universo é constituído de matéria e energia, e que esta última, é bastante presente na vida da Terra.
Compreendemos que, tratando-se da espécie humana, a energia sempre foi essencial à sobrevivência, desde os primórdios, e que na atualidade, há diversas matrizes energéticas, cujo conceito está relacionado às fontes de energia disponíveis em uma região, que podem ser classificadas como não renováveis e renováveis.
Percebemos que a palavra “energia” pode ser usada em diversos contextos, por exemplo, “comer para obter energia”, “falta de energia no bairro” ou mesmo como sinônimo de vigor. Porém, aprendemos que apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso.
ATIVIDADE 1
Embora a palavra energia seja muito usada em diversas expressões no nosso dia a dia, é necessário compreender as características da energia para poder conceituá-la. Leia o texto para saber mais sobre o assunto:
https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/o-que-e-energia
ATIVIDADE 2
Baseado no texto acima, pegue seu caderno, material de escrever, o desejo de aprender e responda às questões a seguir:
- Quais foram as primeiras formas de energia utilizadas pela humanidade, e como faziam parte da vida das pessoas?
- Escreva com suas próprias palavras, o que é energia.
ATIVIDADE 3
Chamamos de matriz energética as diversas fontes de energia disponíveis em uma região. Nesse sentido, há as fontes não renováveis e as renováveis. As primeiras têm como matéria-prima recursos que são escassos, finitos e cuja utilização tende a provocar emissões de gases poluentes na atmosfera. De acordo com a imagem abaixo, identifique qual a fonte de energia predominante no Brasil, e depois, pesquise e escreva em seu caderno, quais as vantagens e desvantagens do uso dessa energia.
ATIVIDADE 4
Você consegue imaginar como seria o seu dia a dia sem energia elétrica? Seria bem complicado, não é mesmo?! Em uma vila chamada Jericoacoara, no Ceará, a energia elétrica só chegou no ano de 1998. Em uma websérie chamada Paraíso de Energia, produzida pela Enel, a comerciante Dona Baíca faz um relato pessoal, sobre a vida com e sem energia elétrica. Veja abaixo e analise como a referida senhora se expressou originalmente, e também como esse trecho foi escrito no texto:
ATIVIDADE 5
Agora é com você! Baseado na sua análise da imagem do vídeo e do trecho do texto, reflita: Por que será que a palavra “hômi” está entre aspas na legenda do vídeo, e não foi registrada no texto? Será que pode ser afirmado que a Dona Baíca “falou errado”, ou é mais adequado considerar que trata-se de uma variação linguística? Por qual motivo? Escreva no caderno suas conclusões (caso julgue necessário, pesquise no livro de Língua Portuguesa em sites educacionais sobre “variação linguística” e “preconceito linguístico”).
Referencial Bibliográfico | BRASIL. Matriz Energética. Empresa Pesquisa Energética – EPE. Disponível em <tinyurl.com/1uscqtbx>. Acesso em fev 2021. ______. O que é Energia. Empresa Pesquisa Energética – EPE. Disponível em <tinyurl.com/2kpmco3f>. Acesso em fev 2021. ENEL BRASIL. Jericoacoara Ep. 02: Fez-se a luz! A chegada da energia à vila. YouTube. Disponível em <tinyurl.com/10nitj3y>. Acesso em fev 2021. JPLENIO. Electricidade, Pólos de Poder, Linhas de Energia. Pixabay. Disponível em <tinyurl.com/14ggmj1t>. Acesso em fev 2021. |
Componente Curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturante:(EF08CI01-A/B/C) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, bem como tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades ao longo da história, demonstrando a matriz energética do Estado de Goiás. |
Língua Portuguesa | Estruturante: (EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |