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Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/constela%C3%A7%C3%B5es-mapa-mapa-estelar-6116189/

Ciências – Na escuridão, as estrelas clareiam o mundo

Olá, educando(a)! Esta videoaula de Ciências para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 20/08/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/constela%C3%A7%C3%B5es-mapa-mapa-estelar-6116189/

Os corpos celestes são misteriosos e seu estudo revela muito nas ações humanas como agricultura, comportamento diurno, noturno, estações do ano e horário que seguimos. Estude sobre esse assunto nesta aula. Bons estudos!

Assista à videoaula da professora Jussarinha sobre esta temática.

Ciências | Turma E | 5 Ano | Ciclo da Infância

Você sabe que, na verdade, as estrelas são enormes bolhas brilhantes cheia de gases e que a mais próxima da terra é o sol? Já ouviu falar na Constelação Cruzeiro do sul, Ursa maior, Ursa menor, Pégasus e as Constelações do zodíaco?

Constelações são grupos de estrelas em forma de figuras imaginárias, são identificadas por imagens que as pessoas supõem ter visto ao olhar para as estrelas no céu.

Elas são a atual conexão às histórias antigas. Temos a constelação da ursa maior, ursa menor, pégaso, além das constelações do zodíaco: Áries, Touro, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Existem 88 constelações registradas pela União Astronômica Internacional -UAI-. As constelações são classificadas em 4 grupos: Boreais, austrais, zodiacais e equatoriais. Uma das principais é a Cruzeiro do Sul. Ela tem um formato de cruzeiro, sim, uma cruz. Ela é a terceira maior constelação. O estudo delas é realizado desde muito tempo atrás e é importante para a formulação de teorias astronômicas e para o desenvolvimento da agricultura, identificações no universo e caracterização no céu. Assim, são formados os mapas ou cartas celestes, mostrando como o espaço é visto de um determinado lugar.

O sol

Sabemos que o sol é uma das principais fontes de energia da Terra. A temperatura de seu núcleo chega à 15.600.000ºC, o diâmetro dele é de cerca de 1.392.000 Km.

O Sol é uma estrela e, como todas as estrelas, emite luz e ela chega no nosso planeta iluminando e aquecendo nossos dias. O sol é a maior fonte de energia que chega até nós. E, além disso, é o grande responsável pelas estações do ano. Isso mesmo, a forma como o sol atinge a terra define as quatro estações do ano. A terra vai girando em torno do sol, inclinada um pouco em seu próprio eixo, então quando a luz solar atinge mais diretamente o hemisfério norte, temos o VERÃO naquele hemisfério, naquela região. Quando o hemisfério sul recebe menos luz, temos o INVERNO, para nós, ele dura de junho até agosto. Por volta de uns 6 meses depois, a terra completa meia volta em torno do sol e, assim, o hemisfério sul ficará mais aquecido e teremos o VERÃO. Nesta mesma época será INVERNO no hemisfério norte, pois está recebendo menos luz. Isso também acontece na ocasião do Outono e da Primavera. Este movimento recebe o nome de translação.

Translação é a movimentação que a terra faz em torno do sol no decorrer do ano.

Observe este movimento na imagem seguinte:

Fonte: Ligamundo: Ciências,5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.

Já ouviu falar no movimento de rotação?

Rotação é o movimento que o planeta faz em torno de seu próprio eixo. A Terra leva 24h para dar uma volta em torno de si mesma. Este movimento é o responsável pelos nossos dias e noites.

Enquanto um lado da terra está recebendo luz, ou seja, quando é dia, a outra está escura, e ali é noite. Observe que pela manhã, a temperatura é mais baixa que por volta do meio dia, é que o sol está literalmente mais alto por volta do meio dia. É por isso que os grandes sábios moradores da zona rural conseguem compreender as horas, pela posição do sol. Quando você for passear na roça, converse com os seus familiares mais velhos que moram lá, para eles te explicarem melhor, porém, por enquanto, veja a ilustração aqui sobre a rotação. 

Fonte: Ligamundo:Ciências,5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

Como você viu, a translação é o movimento dos planetas em torno do Sol. A Terra leva 365,25 dias – 1 ano – para dar uma volta em torno do Sol. Sabemos que as estrelas estão reunidas em grandes grupos chamados GALÁXIAS. O sol e o sistema solar, do qual nosso planeta terra faz parte, compõem a VIA LÁCTEA, uma galáxia em formato de espiral, com incontáveis estrelas que variam de tamanho, temperatura, brilho, intensidade de luz e cor. Numa noite escura, sem nuvens, olhe para o céu e tente enxergar uma faixa de poeira luminosa, é a nossa galáxia, a via láctea que você estará visualizando.

Se for olhada de cima, nossa galáxia se parece com um cata-vento gigantesco. É uma galáxia com centenas de bilhões de estrelas. Nosso Sistema Solar é composto por alguns planetas compreendidos como corpos celestes que não têm luz própria. Eles giram em torno das estrelas. Existem dois tipos de planetas no Sistema Solar. Os planetas internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e; os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, pode ser visto da Terra sem telescópio. Ele não tem satélites. A Terra é o nosso planeta com grande quantidade de água líquida e ar. Ela tem um satélite – a lua.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.

Vênus: pode ser visto da Terra sem telescópio, não tem satélites.

Marte: pode ser visto da Terra sem instrumentos e tem dois satélites.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.
Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.

Júpiter: é o maior planeta do Sistema solar, pode ser visto da Terra sem telescópio. Possui anéis, 68 satélites à sua volta.

Saturno: O planeta dos anéis. Tem 62 satélites conhecidos. É o mais distante dos planetas que se pode ver da terra sem telescópio.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.
Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.

Urano: tem 27 satélites conhecidos.

Netuno: é o último planeta em relação ao sol. Ele tem 14 satélites conhecidos.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.
Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017.

Relembrando a aula

Nesta aula, você estudou sobre o mundo mágico das estrelas, o encantamento que o céu nos traz através da energia, luminosidade e mistérios em torno de nossa galáxia. Aprendeu sobre o que são constelações e mapas celestes. 

Atividade

Questão 1 – Espere anoitecer, olhe para o céu, consegue ver alguma constelação? Qual é o formato que você viu? Faça um breve relato no seu caderno, depois, desenhe a constelação. Capriche!

Questão 2 –Pesquise e explique como ocorre a mudança das estações do ano. 


Habilidade estruturante(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite
Referências:Ligamundo:Ciências,5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo:Saraiva,2017
https://escola.britannica.com.br/artigo/constela%C3%A7%C3%A3o/481045
https://escola.britannica.com.br/artigo/Via-L%C3%A1ctea/481906