Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
VISÃO: PERCEPÇÃO DA LUZ
A visão é um dos sentidos humanos que permitem a interação com o mundo que nos rodeia. Ela capta e interpreta imagens, além de fornecer informações valiosas sobre o ambiente ao redor. Isso porque o olho humano é composto por várias partes, com suas respectivas funções.
Quando a luz entra no olho, a córnea e o cristalino ajudam a focalizá-la na retina. Sensível à luz e localizada atrás do olho, na retina, as células fotorreceptoras convertem a luz em impulsos elétricos. Depois, esses impulsos são transmitidos ao cérebro através do nervo óptico. O cérebro, por sua vez, interpreta esses impulsos elétricos como imagens.
Há pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas à visão. Algumas dessas situações podem ser corrigidas com o uso de lentes adequadas. Uma delas é a miopia. Nela, a pessoa tem dificuldade em focalizar objetos distantes. Isso acontece porque a imagem é focalizada antes da retina. Para corrigir a miopia, são usadas lentes divergentes, que espalham a luz antes de entrar no olho, permitindo que a imagem seja focalizada corretamente na retina.
Na hipermetropia, por outro lado, ocorre quando o olho tem dificuldade em focalizar objetos próximos. Nesse caso, a imagem é focalizada atrás da retina. Para corrigir a hipermetropia, são usadas lentes convergentes.
O astigmatismo é uma condição na qual a córnea ou o cristalino apresentam curvatura irregular. Isso faz com que a luz seja focalizada de forma desigual, resultando em visão distorcida. Para corrigir o astigmatismo, são usadas lentes cilíndricas, que compensam essa curvatura irregular.
Finalmente, a presbiopia é um problema de visão geralmente relacionado à idade. Ela é popularmente chamada de “vista cansada”. Nela, o cristalino perde flexibilidade, tornando mais difícil a focalização de objetos próximos. Para corrigir a presbiopia, são usadas lentes bifocais ou progressivas, que permitem ao indivíduo enxergar tanto de perto quanto de longe.
Existem diversos outros problemas de saúde relacionados à visão que podem afetar a qualidade de vida das pessoas, como o estrabismo, conjuntivite, catarata e glaucoma. Vale lembrar que qualquer problema de visão ou desconforto ocular deve ser avaliado por um oftalmologista.
QUESTÃO 1
A Organização Mundial da Saúde indica que mais de 2 bilhões de pessoas têm problemas relacionados à visão. Para verificar questões nesse sentido, é importante que seja realizada consulta com o
(A) oculista.
(B) oftalmologista.
(C) dermatologista.
(D) ginecologista.
QUESTÃO 2
Sobre as dificuldades de visão, uma delas é popularmente chamada de “vista cansada”, e é relacionada à perda da flexibilidade do cristalino. Seu nome é
(A) miopia.
(B) hipermetropia.
(C) astigmatismo.
(D) presbiopia.
QUESTÃO 3
Para a correção visual, há três tipos básicos de lentes: as monofocais, bifocais e multifocais. As diferenças entre elas é que
(A) as bifocais auxiliam a pessoa a ver melhor de perto e de longe.
(B) para quem tem presbiopia, as monofocais são indicadas.
(C) as lentes multifocais são indicadas para a hipermetropia.
(D) as três alternativas acima estão corretas.
QUESTÃO 4
As bengalas, também chamadas de órteses externas, são recursos que podem ser indicados para pessoas com deficiências visuais. Alguns Estados brasileiros e o Distrito Federal possuem Leis que definem a cor de identificação de tal recurso.
As cores das bengalas para pessoas surdocegas, cegas e com baixa visão. são, respectivamente:
(A) verde, vermelha com branca, e branca.
(B) vermelha com branca, verde, e branca.
(C)verde, branca e vermelha com branca.
(D) branca, vermelha com branca, e verde.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. |
Referências | BRASIL. Comunicação Acessível para Pessoas com Deficiência Visual nas Redes Sociais. Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Disponível em <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/comunicacao-acessivel-para-pessoas-com-deficiencia-visual-nas-redes-sociais>. Acesso em 25/09/2023. ______. Conhecendo a nomenclatura e a grafia de alguns recursos no contexto da deficiência. Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Disponível em <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-denTtro/conhecendo-a-nomenclatura-e-a-grafia-de-alguns-recursos-no-contexto-da-deficiencia>. Acesso em 25/09/2023. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 08/04/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 08/04/2024. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. ICB. Você conhece os tipos de bengalas? Disponível em <http://www.institutodecegosdabahia.org.br/noticias/voce-conhece-os-tipos-de-bengalas>. Acesso em 20/09/2023. FUJITA-JR, Luiz. Miopia, hipermetropia e astigmatismo. Drauzio. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/miopia-hipermetropia-e-astigmatismo/>. Acesso em 25/09/2023. |