Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
As Unidades de Conservação (UCs) são áreas naturais protegidas por Lei e que têm como objetivo principal proteger os ecossistemas, a biodiversidade, além dos recursos naturais e culturais. Há também UCs que proporcionam o uso sustentável dos recursos naturais presentes em suas áreas. Unidades de Conservação são estabelecidas e administradas pelo poder público, seja em nível federal, estadual ou municipal.
As UCs podem abranger diferentes tipos de ambientes, como florestas, manguezais, cerrados, áreas marinhas, entre outros. Elas são criadas para atender a diferentes objetivos de conservação, que podem incluir a proteção de espécies ameaçadas de extinção, a preservação de ecossistemas frágeis, a manutenção de áreas de recarga de aquíferos, a garantia da diversidade genética, a proteção de sítios arqueológicos e históricos, a promoção do turismo ecológico, entre outros.
Existem duas categorias principais de UCs, de acordo com a Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC):
- UC de Proteção Integral: destinadas à preservação da natureza, onde são permitidas apenas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico, desde que não prejudiquem a integridade dos ecossistemas. Nela, estão incluídas algumas subcategorias, tais como:
- Estação Ecológica: Áreas de preservação integral, destinadas à realização de pesquisas científicas e à proteção integral dos ecossistemas naturais.
- Parque Estadual/Nacional: Áreas que têm como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, abertas ao público para visitação, educação ambiental e pesquisa científica.
- Reserva Biológica: Áreas destinadas à preservação integral da biodiversidade, sendo vedada qualquer forma de exploração dos recursos naturais.
- UC de Uso Sustentável: São as áreas onde se concilia a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Temos como exemplos de subcategorias:
- Área de Proteção Ambiental (APA): Áreas onde se busca conciliar a conservação da diversidade biológica e cultural com o uso sustentável dos recursos naturais. Permitem a presença de populações tradicionais e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.
- Floresta Nacional (FLONA): Áreas de domínio público, com cobertura florestal, onde são desenvolvidas atividades de manejo sustentável dos recursos florestais.
- Reserva Extrativista (RESEX): Áreas ocupadas por populações tradicionais que dependem do uso sustentável dos recursos naturais para sua subsistência. Essas áreas visam assegurar o uso sustentável dos recursos naturais, respeitando as práticas tradicionais das comunidades locais.
Essas são apenas algumas das categorias de Unidades de Conservação existentes, e cada país pode adotar suas próprias classificações e nomes para as áreas protegidas. No entanto, em todas as categorias, o objetivo principal é assegurar a conservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável.
QUESTÃO 1
Maria Luiza e sua família visitaram Alto Paraíso no Estado de Goiás. Todos desejavam visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado ali. Dessa maneira, pesquisaram sobre esse lindo local no site do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Veja as informações a seguir:
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.
Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.
Fonte: BRASIL. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Parques e Florestas Nacionais – ICMBio. Disponível em <https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html>. Acesso em 16/06/2023.
Podemos afirmar que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, ou uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável? Responda, indicando trecho(s) do texto que exemplificam sua resposta.
QUESTÃO 2
As Unidades de Conservação são áreas protegidas por Lei que tem como objetivo principal a proteção
(A) dos recursos hídricos, do solo, petróleo e esculturas humanas.
(B) da biodiversidade, recursos naturais e populações tradicionais.
(C) dos fatores bióticos e abióticos de todo o território brasileiro.
(D) das comunidades ribeirinhas e também das nascentes.
QUESTÃO 3
Discorra sobre a relevância das Unidades de Conservação de Proteção Integral na preservação dos ecossistemas e na promoção da conservação da biodiversidade. Na sua opinião, elas são mais ou menos eficazes que as Unidades de Conservação de Uso Sustentável na proteção de espécies ameaçadas de extinção? Justifique.
QUESTÃO 4
As Unidades de Conservação de Uso Sustentável têm como principal característica
(A) tratarem-se de áreas públicas.
(B) serem somente áreas particulares.
(C) permitirem o acesso de visitantes.
(D) a presença de comunidades tradicionais.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. BRASIL. UCs em Goiás. Universidade Federal de Goiás. Disponível em <https://www.uc.ufg.br/p/2229-ucs-em-goias>. Acesso em 16/06/2023. ______. Serviços Ecossistêmicos. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/15320-servi%C3%A7os-ecossist%C3%AAmicos.html>. Acesso em 16/06/2023. CANAL EDUCACHICO. O que são Unidades de Conservação? YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=xo6DtV3bLJM>. Acesso em 16/06/2023. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÂNIA. Unidades de conservação – Áreas Preservadas. Agência Municipal do Meio Ambiente. Disponível em <https://www.goiania.go.gov.br/download/amma/areas_preservadas.pdf>. Acesso em 16/06/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023. ______. Unidades de Conservação. Ministério Público do Estado de Goiás. Disponível em <http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/unidades-de-conservacao#.YJrvVqhKjcc>. Acesso em 16/06/2023. ______. Unidades de Conservação em Goiás. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em <https://www.meioambiente.go.gov.br/acesso-a-informacao/118-meio-ambiente/unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o/1082-unidade-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-em-goias.html>. Acesso em 16/06/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |