Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. A matéria pode estar em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Exposta a diferentes condições, como o aquecimento e o resfriamento, a matéria pode sofrer transformações, as quais podem ser reversíveis ou irreversíveis. Nas transformações reversíveis o material pode voltar a ser como era antes de ser transformado, o caso da água; já nas transformações reversíveis não há possibilidade do material retomar ao que era antes, o ocorre quando colocamos fogo em folha de papel ou mesmo cozinhamos um ovo.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Com as suas palavras diferencie transformações reversíveis e irreversíveis, bem como apresente exemplos dessas no nosso cotidiano.
Questão 2
Escreva no quando abaixo se as transformações apresentadas são reversíveis ou irreversíveis.
Processo de transformação | Transformação reversível ou irreversível? |
Congelamento da água | |
Cozimento do ovo | |
Queima da madeira | |
Amassar uma lata de alumínio | |
Derretimento do chocolate | |
Corte de uma folha de papel |
Questão 3
Escreva uma frase que sintetize a charge abaixo do cartunista Maurício de Souza, tendo em vista à temática “Transformações reversíveis e irreversíveis da matéria”.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/165rzGfze5IMPvgr0vupIHxkKePlSd8zT?usp=sharing
Saiba mais
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF4CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras são irreversíveis (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc). |
Referências | SANTOS, R. G. Transformações de fases em materiais metálicos. São Paulo: Editora Unicamp, 2007. THEODORO, M. E. C.; KASSEOBOEHMER, A. C.; FERREIRA, L. H. A evolução do conceito de transformação química em livros didáticos de 1ª à 4ª série do ensino fundamental e aprovados pelo PNLD. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. |