ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Transformações nos Materiais do Dia a Dia
Os materiais que usamos diariamente, como tecidos, vidro e borracha, sofrem transformações quando expostos a diferentes condições do ambiente. Essas mudanças podem ser físicas ou químicas, dependendo da intensidade da condição a que são submetidos.
Aquecimento: Quando aquecemos um pedaço de borracha, ele pode se tornar mais maleável, facilitando sua moldagem. Um exemplo disso são as solas de chinelos que, ao ficarem muito tempo ao sol, podem amolecer.
Resfriamento: O vidro, quando resfriado bruscamente, pode trincar ou se quebrar. Isso acontece quando despejamos água gelada em um copo de vidro quente.
Exposição à luz: Tecidos coloridos desbotam quando expostos ao sol por longos períodos. Por isso, roupas deixadas no varal sob o sol intenso podem perder a vivacidade das cores.
Umidade: Quando o giz escolar é deixado em um ambiente úmido, ele pode absorver água e perder sua capacidade de escrever corretamente no quadro.
Essas transformações podem impactar como utilizamos e descartamos os materiais, influenciando nossas escolhas diárias.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1
Quando um copo de vidro quente recebe água gelada, ele pode
A) se tornar mais flexível.
B) expandir rapidamente.
C) trincar ou quebrar.
D) ficar mais resistente ao calor.
QUESTÃO 2
A exposição prolongada ao sol pode fazer com que tecidos coloridos
A) ganhem novas cores.
B) fiquem mais brilhantes.
C) desbotem e percam a cor original.
D) fiquem impermeáveis.
QUESTÃO 3
Como a umidade pode afetar objetos do nosso dia a dia? Dê um exemplo de um material que muda com a umidade e explique o que acontece.
QUESTÃO 4
Pegue um pedaço de giz e deixe-o em um copo com água por algumas horas. Depois, tente escrever no quadro com ele. O que aconteceu? Relate suas observações sobre como a umidade afetou o material.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI02-A) Testar e relatar de diferentes formas as transformações nos materiais do dia a dia, tais como plásticos, metais, madeira, papéis entre outros, quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. Transformações Físicas e Químicas. Toda Matéria, 2025. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/transformacoes-fisicas-e-quimicas/>. Acesso em: 06, mar. 2025. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |