ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 1º/04/2025.
Transformação Reversível e Não Reversível
Vocês já perceberam como algumas coisas mudam e podem voltar ao que eram antes, enquanto outras mudam para sempre? Isso acontece porque algumas transformações são reversíveis e outras são irreversíveis!
Uma mudança reversível é aquela que pode ser desfeita. Um exemplo é um elástico esticado: se puxarmos e soltarmos, ele volta ao seu formato original. Outro exemplo é a cera de uma vela derretida. Se deixarmos esfriar, ela volta a endurecer. Além disso, se dissolvermos açúcar na água, podemos reverter o processo deixando a água evaporar, e o açúcar reaparece!
Já as mudanças irreversíveis acontecem quando algo passa por uma transformação permanente. Um exemplo é a pipoca: depois que os grãos estouram, nunca mais voltam a ser milho. O mesmo acontece com o ferro enferrujado, que não pode voltar ao seu estado original sem um processo químico especial. Quando misturamos cimento com água e ele endurece, também não conseguimos voltar ao pó inicial.
RESPONDA AS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Se colocarmos um ovo cru em vinagre por vários dias, a casca desaparece e o ovo fica mole. Isso significa que
(A) a casca reaparece se lavarmos o ovo com água.
(B) podemos reverter essa transformação facilmente.
(C) essa mudança não pode ser desfeita e é irreversível.
(D) o ovo se transforma em uma bola de borracha.
QUESTÃO 2
Quando esticamos um balão e depois soltamos, ele
(A) permanece esticado e nunca mais volta ao normal.
(B) volta ao seu tamanho original como antes.
(C) se transforma em algo completamente diferente.
(D) some no ar e desaparece para sempre.
QUESTÃO 3
Imagine que você tem um controle remoto do tempo! Quais mudanças irreversíveis você voltaria atrás?
QUESTÃO 4
Experimento
Para entender melhor as mudanças reversíveis e irreversíveis, observe os experimentos.
Pegue uma folha de papel e amasse-a bem. Depois, tente desamassar e veja se ela volta completamente ao normal.
Dissolva sal na água e depois deixe a água evaporar ao sol. O que acontece com o sal?
Congele um pedaço de chocolate e depois segure-o nas mãos até ele derreter. Isso é uma mudança reversível ou irreversível?
Agora, anote suas observações e compartilhe com os colegas.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Transformações reversíveis e não reversíveis. |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | (EF04CI03-A) Identificar transformações reversíveis e não reversíveis. (EF04CI03-B) Relacionar as transformações reversíveis e não reversíveis a fenômenos físicos e químicos. |
Referências: | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. CANVA. Imagens. Disponível em: https://www.canva.com. Acesso em: 1 abr. 2025. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. Transformações Físicas e Químicas. Toda Matéria, 2025. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/transformacoes-fisicas-e-quimicas/>. Acesso em: 31, mar. 2025. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |