ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
GOIÁS
O estado de Goiás, situado na região central do Brasil, abriga uma diversidade de atividades econômicas que estão intimamente ligadas às características do solo local. A agricultura, por exemplo, prospera em áreas de solo fértil, como as terras roxas encontradas em regiões como o Vale do Rio Araguaia. Já a pecuária encontra terreno propício em extensas pastagens adaptadas ao solo de cerrado, predominantemente ácido e de baixa fertilidade natural.
O setor do turismo, em ascensão no estado, é beneficiado por paisagens variadas, desde as formações rochosas da Chapada dos Veadeiros até as planícies do Sul Goiano. A mineração, por sua vez, concentra-se em áreas ricas em minerais como fosfato e nióbio, cuja exploração está diretamente relacionada à geologia específica do solo.
A preservação da vegetação é fundamental para manter a qualidade do solo goiano. As áreas de cerrado desempenham papel essencial na retenção de água, prevenção de erosão e manutenção da biodiversidade. A integridade desse ecossistema é vital para sustentar as atividades econômicas e promover a sustentabilidade a longo prazo.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Releia o texto e responda: Qual atividade econômica em Goiás está mais relacionada ao solo roxo encontrado no Vale do Rio Araguaia?
a) Pecuária
b) Agricultura
c) Turismo
d) Mineração
QUESTÃO 2
Segundo a autora, por que a preservação da vegetação de cerrado é crucial para a qualidade do solo?
a) Redução da biodiversidade
b) Prevenção da erosão e retenção de água
c) Estímulo à mineração
d) Promoção do turismo urbano
QUESTÃO 3
Explique como as características do solo influenciam a escolha das atividades econômicas em diferentes regiões de Goiás.
QUESTÃO 4
Represente com desenhos a economia do estado de Goiás:
QUESTÃO 5
Anote a atividade remunerada exercida por seus responsáveis (pai, mãe, cuidador).
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF03CI10-C) Identificar e relacionar as diversas atividades econômicas do estado, tais como: agricultura, pecuária, turismo e mineração, às diferentes características do solo goiano. (EF03CI10-D) Compreender a importância da vegetação para a preservação do solo |
Referências: | COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. GOIÁS, Brasil Escola, 2023. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/goias.htm/.>. Acesso em: 11, dez. 2023. GOIÁS, Mundo Educação, 2023. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/goias.htm>. Acesso em: 11, dez. 2023. NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. |