Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza, para 6º Ano, foi veiculada na TV no dia 09/11/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula a seguir, você compreenderá alguns conceitos referentes à saúde pública, como pandemia, endemia, epidemia e surto. Também será possível conhecer e refletir sobre os tipos de imunização, ativa e passiva, estabelecendo suas semelhanças, diferenças e situações em que são requeridas. Ainda, você será apresentado às serpentes peçonhentas brasileiras, reconhecendo suas características e as consequências do ofidismo. Vamos lá? Boa aula!
Assista a videoaula abaixo com a temática SOROS E VACINAS
Na videoaula da professora Mariana, você pôde compreender que o conceito de pandemia está ligado à manifestação de uma doença em nível mundial, e que as endemias e surtos são relacionados ao aspecto local, em maior ou menor proporção, respectivamente. Quanto à endemia, você aprendeu que ela está presente em determinada localidade, sendo geralmente controlada com mudanças de hábitos e vacinação. Sobre esta última, entendemos que trata-se de um mecanismo de imunização ativa, requerido anteriormente a uma possível contaminação, já que estimulará o organismo na produção de substâncias que combatem o agente infeccioso: os anticorpos. Já os soros estão relacionados à imunização passiva, por já conterem os anticorpos. Finalmente, você foi apresentado a alguns exemplares de serpentes peçonhentas brasileiras, aprendendo algumas características que apresentam, os riscos que provocam e como é feito o tratamento em casos de ofidismo.
ATIVIDADE 1
Na videoaula da professora Mariana, você pôde conhecer um pouco mais sobre as vacinas, estabelecendo paralelo entre elas e os soros; os conceitos de endemia, pandemia, epidemia e surto; assim como as características das serpentes peçonhentas brasileiras. Para relembrar e complementar o que você estudou na videoaula, leia os textos disponibilizados nos links abaixo:
Texto B: https://butantan.gov.br/noticias/como-e-produzido-o-soro-contra-o-veneno-das-cobras
Texto C: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/acidentes-ofidicos/acidentes-ofidicos-1
ATIVIDADE 2
Mediante a videoaula e a leitura do texto A, da atividade anterior, responda em seu caderno:
- Explique com suas próprias palavras como a degradação do Meio Ambiente pode ser a causa de algumas manifestações de doenças, e como essas doenças podem ser combatidas (prevenção).
- Escreva por que a vacinação é ato de saúde coletiva, relacionando ao conceito de “falha vacinal”.
ATIVIDADE 3
Ao falarmos em saúde pública, há conceitos importantes. Alguns deles dizem respeito ao que é pandemia, edemia, epidemia e surto. Em muitos casos, essas situações podem ser controladas e/ou prevenidas pelo uso de vacinas e soros. Para essa atividade, associe as colunas a seguir, de acordo com o que estudou na videoaula e na leitura do texto A, da atividade 1:
a) Edemia b) Epidemia c) Pandemia d) Surto | ( ) Aumento local do número de casos de uma doença; ( ) Quando o agente se dissemina em nível mundial, sua definição é estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS); ( ) Doença recorrente em uma região, cuja população convive com ela. ( ) aumento no número de casos em regiões, estados ou cidades. |
ATIVIDADE 4
De acordo com o que estudou sobre as serpentes peçonhentas do Brasil e as informações contidas nos textos B e C, da atividade 1, responda em seu caderno:
- No que consiste o soro e a vacina?Quais suas semelhanças e diferenças?
- Qual é a importância de se identificar a espécie que provocou o acidente ofídico?
- Quais as principais formas de prevenção de acidentes ofídicos?
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Referencial Bibliográfico | BRASIL. Cartilha de Vacinas. Ministério da Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf>. Acesso em out. 2021. ______. Como é produzido o soro contra o veneno das cobras? Instituto Butantan. Disponível em <https://butantan.gov.br/bubutantan/como-e-produzido-o-soro-contra-o-veneno-das-cobras>. Acesso em out. 2021. |
Componente Curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturantes (EF07CI10-A) Definir e explicar o que é vacina, identificando o princípio de imunização artificial ativa. (EF07CI10-B) Comparar o mecanismo de ação de soro e vacina, diferenciando a imunização ativa da passiva. |