ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O SOL: NOSSA GRANDE ESTRELA

VOCÊ JÁ REPAROU COMO O DIA COMEÇA A FICAR CLARO QUANDO O SOL APARECE? O SOL É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, POIS ELE É A NOSSA PRINCIPAL FONTE DE LUZ E CALOR. MAS VOCÊ SABIA QUE O SOL TAMBÉM FAZ MUITAS OUTRAS COISAS INCRÍVEIS? VAMOS DESCOBRIR JUNTOS!
QUANDO O SOL BRILHA NO CÉU, ELE FAZ COM QUE TUDO AO SEU REDOR TENHA UMA SOMBRA. SE VOCÊ FICAR DE PÉ NO SOL DE MANHÃ, A SUA SOMBRA SERÁ LONGA. MAS, SE VOCÊ OLHAR PARA A SUA SOMBRA AO MEIO-DIA, QUANDO O SOL ESTÁ BEM ALTO NO CÉU, ELA SERÁ BEM CURTINHA. E À TARDE, QUANDO O SOL ESTÁ INDO EMBORA, A SUA SOMBRA FICA LONGA DE NOVO! ISSO ACONTECE PORQUE O SOL SE MOVE NO CÉU AO LONGO DO DIA, E A POSIÇÃO DELE MUDA A FORMA E O TAMANHO DAS SOMBRAS.
VOCÊ JÁ ACORDOU BEM CEDINHO E VIU O SOL APARECENDO NO CÉU? ISSO É O QUE CHAMAMOS DE NASCER DO SOL. ELE NASCE NO LADO DO CÉU QUE CHAMAMOS DE NASCENTE. E QUANDO O DIA ESTÁ TERMINANDO E O SOL VAI EMBORA, DIZEMOS QUE ELE ESTÁ SE PONDO. O LADO ONDE O SOL DESAPARECE É CHAMADO DE POENTE.
O SOL É TÃO PODEROSO QUE ELE AQUECE TODO O NOSSO PLANETA! SEM O SOL, A TERRA SERIA UM LUGAR MUITO FRIO E ESCURO. AS PLANTAS, QUE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA NÓS, PRECISAM DA LUZ DO SOL PARA CRESCER. E É GRAÇAS AO CALOR DO SOL QUE PODEMOS SENTIR AQUELE QUENTINHO GOSTOSO QUANDO ESTAMOS AO AR LIVRE.
O SOL É ESSENCIAL PARA A VIDA NA TERRA. ELE NOS DÁ LUZ E CALOR, NOS AJUDA A CRESCER E NOS FAZ SENTIR BEM. MAS PRECISAMOS APRENDER A NOS PROTEGER DELE E A ENTENDER COMO ELE AFETA TUDO AO NOSSO REDOR. DA PRÓXIMA VEZ QUE SAIR PARA BRINCAR, OLHE PARA O CÉU E PENSE EM TUDO QUE O SOL FAZ POR NÓS!
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
O QUE ACONTECE COM A SUA SOMBRA QUANDO O SOL ESTÁ BEM ALTO NO CÉU?
(A) ELA DESAPARECE
(B) ELA FICA LONGA
(C) ELA FICA CURTA
(D) ELA MUDA DE COR
QUESTÃO 2
ONDE O SOL NASCE E ONDE ELE SE PÕE?

(A) NASCE NO POENTE E SE PÕE NO NASCENTE
(B) NASCE NO NASCENTE E SE PÕE NO POENTE
(C) NASCE NO CÉU E SE PÕE NO MAR
(D) NASCE À NOITE E SE PÕE DE MANHÃ
QUESTÃO 3
POR QUE É IMPORTANTE USAR PROTETOR SOLAR QUANDO ESTAMOS NO SOL?

(A) PARA FICARMOS MAIS BRONZEADOS
(B) PARA NOS PROTEGER DO FRIO
(C) PARA EVITAR QUEIMADURAS E PROBLEMAS DE SAÚDE
(D) PARA BRILHAR COMO O SOL
QUESTÃO 4
EXPLIQUE COMO O SOL É IMPORTANTE PARA AS PLANTAS E PARA A VIDA NA TERRA.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 5
DESCREVA O QUE ACONTECE COM DIFERENTES SUPERFÍCIES (COMO A ÁGUA, AREIA, SOLO) QUANDO ELAS FICAM EXPOSTAS AO SOL.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
POR QUE DEVEMOS TER CUIDADO AO FICAR MUITO TEMPO NO SOL?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
HABILIDADES: | (EF02CI07-A) OBSERVAR E IDENTIFICAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA SOMBRA PROJETADA NA TERRA, EM DIFERENTES HORÁRIOS DO DIA, RECONHECENDO O MOVIMENTO APARENTE DO SOL. (EF02CI07-B) ASSOCIAR O LOCAL DE VISUALIZAÇÃO DO SOL NO AMANHECER COMO NASCENTE E NO ENTARDECER COMO POENTE. (EF02CI08-A) IDENTIFICAR O SOL COMO FONTE DE LUZ E CALOR, DESTACANDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM |