You are currently viewing Ciências da Natureza – SISTEMA SOLAR: NOSSO LUGAR NO UNIVERSO

Ciências da Natureza – SISTEMA SOLAR: NOSSO LUGAR NO UNIVERSO

Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 9º Ano – foi veiculada na TV no dia 11/11/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula que você irá assistir hoje, será possível compreender a denominação e características de astros existentes no Sistema Solar, e também conhecer e refletir sobre a astronomia indígena. Você sabe a diferença entre planetas jovianos e planetas telúricos? Poderia dizer sobre o que é um meteoroide? E as semelhanças e diferenças entre meteoros e meteoritos? A todos esses questionamentos, você será capaz de responder ao final da videoaula. Vamos lá?!

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática SISTEMA SOLAR: NOSSO LUGAR NO UNIVERSO

9º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza

Na videoaula acima, a professora Mariana definiu alguns astros, como: o Sol, que é numa estrela; os planetas, que orbitam tal astro e são orbitados (ou não) por satélites naturais; assim como os asteroides, encontrados principalmente entre Marte e Júpiter; os cometas, popularmente chamados de “estrelas cadentes”; e os meteoroides, que são fragmentos desses dois últimos astros. Você pôde aprender que planetas jovianos são aqueles situados mais próximos ao Sol, e que os mais afastados são os planetas telúricos. Assim, foi possível compreender melhor algumas características de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno;  percebendo as diferenças entre eles e os planetas-anões, cujas dimensões são significantemente menores. Finalmente, você conheceu alguns aspectos da astronomia indígena, entendendo algumas denominações de constelações, e como o conhecimento tradicional nos ajuda na compreensão de fenômenos que ocorrem aqui, na superfície terrestre.

ATIVIDADE 1

Na videoaula da professora Mariana, você estudou sobre alguns astros presentes no Sistema Solar, não foi mesmo? Nesse sentido, leia (e, caso queira, ouça) a música chamada “O Segundo Sol”, composta pelo músico Nando Reis, e também leia os textos cujos links estão disponibilizados abaixo:

Link música: https://www.letras.mus.br/cassia-eller/12570/

Link artigo:  https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm

Link reportagem: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/planeta-com-quatro-sois-e-descoberto-pela-primeira-vez-por-astronomos.html

ATIVIDADE 2

De acordo com os textos estudados na atividade anterior, responda no seu caderno de Ciências:

  • Quais são os astros citados na primeira estrofe da música “O Segundo Sol”?
  • Seria possível a existência de “dois sóis”, em um sistema planetário, tal como retratado na música?  
  • Na sua opinião, o que poderia ocorrer se houvesse um segundo Sol no sistema?

ATIVIDADE 3

Ao falarmos sobre o Universo e o Sistema Solar, alguns conceitos às vezes nos soam abstratos. Apesar disso, e também por esse motivo, é importante identificá-los e diferenciá-los. Assim, para essa atividade, você deverá associar as colunas a seguir, de acordo com o que estudou na videoaula e na leitura dos textos da atividade 1:

a) Estrela
b) Planeta
c) Planeta anão
d) Planeta telúrico
e) Planeta Joviano
f) Satélite
g) Asteroide
h) Cometa
i) Meteoroide
(   ) Planeta que possui superfície gasosa, grande massa e volume, além de atmosfera complexa. 
(   ) Astro que orbita planeta.
(   ) Astro esférico, de tamanho menor e que orbita estrela.
(   ) É um astro luminoso, que fornece luz e calor aos planetas.
(   ) Objetos rochoso e metálico, menor que a Lua, com trajetórias circular ou elíptica;
(   ) Doença recorrente em uma região, cuja população convive com ela. 
(   ) Corpo celeste composto por material volátil congelado, forma caudas de gás e de poeira ao se aproximar do Sol.
(   ) Fragmento de cometa ou de asteroides.
Astro que não emite luz e que orbita estrela.
(   ) Planeta com superfície sólida, rochosa, metálica; de tamanho menor e mais próximo ao Sol.

ATIVIDADE 4

“O conhecimento acerca dos astros não se dá somente por uma curiosidade humana, mas fez e faz parte do dia a dia de muitas pessoas, de diferentes momentos da história, etnias e idades”. Professora Mariana.

De acordo com a afirmação acima, escreva com suas próprias palavras, como a observação do céu foi importante para civilizações anteriores à nossa, como se fez necessário para os povos indígenas e como esse conhecimento tradicional é importante e necessário às nossas vidas. Boas reflexões!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial Bibliográfico BRASIL. Ciência e Cultura UBFA. Disponível em <http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/de-olho-na-astronomia-indigena/>. Acesso em out. 21.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
Cientistas Feministas. Introdução à Astronomia Indígena. Disponível em <https://cientistasfeministas.wordpress.com/2017/02/09/introducao-a-astronomia-indigena/>. Acesso em out. 21.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar, Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores, assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia, a Via Láctea, e dela no Universo: apenas uma galáxia dentre bilhões.
Complementar
(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).