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Ciências da Natureza: SISTEMA NERVOSO HUMANO E SUAS PROTEÇÕES

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 06/12/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula a seguir, você conhecerá os neurônios, assim como as estruturas que compõem o sistema nervoso: encéfalo, medula espinhal e gânglios nervosos, com suas respectivas funções. Também serão apresentados a você os três tipos de desvios posturais, e um pouco sobre as lesões medulares; apontando algumas barreiras mecânicas que o sistema nervoso possui, assim como os cuidados que devem ser considerados para evitar prejuízos à sua integridade física. Vamos nessa?! Bons estudos!

Fonte: commons.wikimedia.org

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SISTEMA NERVOSO HUMANO E SUAS PROTEÇÕES

6º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

A professora Mariana, na videoaula, explicou a você que o sistema nervoso se relaciona à capacidade que o corpo humano possui em identificar estímulos internos e externos, elaborar e realizar respostas a eles. Tal capacidade é possível graças à ação de células nervosas, denominadas neurônios. Você conheceu o encéfalo, protegido por três membranas, chamadas meninges, e também por uma estrutura óssea denominada caixa craniana. Ele é composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Outra região do sistema nervoso é a medula espinal, protegida pelas meninges e, sobre elas, pela coluna vertebral, que é composta por aproximadamente 33 pequenos ossos, denominados vértebras.  Você também foi apresentado aos gânglios nervosos, que são dilatações das ramificações que partem do encéfalo e medula espinal. Mediante os temas abordados, a professora também discorreu sobre os desvios posturais, que ocorrem quando o indivíduo apresenta curvatura(s) na região lateral da coluna (escoliose), aumento acentuado da curva lombar (lordose) e/ou aumento acentuado da curvatura da região torácica (cifose); assim como as lesões medulares, que podem comprometer a comunicação entre cérebro e nervos, provocando alterações nas sensações táteis e/ou movimentos do corpo.

ATIVIDADE 1

Ao assistir a videoaula, você pôde compreender as estruturas do sistema nervoso, assim como suas funções. Nesse sentido, preencha cada lacuna abaixo com a palavra correta:

O Sistema Nervoso é formado pelo encéfalo , medula _______________ e gânglios nervosos. O encéfalo possui três regiões: o _______________, que recebe informações, processa e elabora respostas; o _______________, que possibilita o movimento dos músculos, equilíbrio e postura e, finalmente, o tronco encefálico, relacionado às funções vitais que não dependem da nossa vontade (_______________) . Quanto à medula, ela propicia a comunicação entre órgãos do sentido e encéfalo (e dele para os órgãos efetores). Ela também proporciona respostas _______________ e involuntárias. Em relação aos _______________ nervosos, eles são dilatações de nervos (ramificações que partem do encéfalo e medula para todo o corpo), transmitindo informações e de respostas.

ATIVIDADE 2

Manter a postura ereta, assim como praticar atividades físicas, são maneiras de prevenir desvios posturais, tanto em curto quanto longo prazo. Há, também, situações em que a pessoa já nasce com uma dessas características, às vezes sendo necessária a intervenção cirúrgica. Agora, identifique em cada imagem abaixo se o desvio postural apresentado se trata de cifose, lordose ou escoliose.

IMAGEM A

IMAGEM B

IMAGEM C

ATIVIDADE 3

Na videoaula, você também estudou sobre as lesões medulares que, em alguns casos, podem provocar paralisias e perda da sensibilidade – de forma temporária ou não, dependendo da gravidade do acidente. Para complementar seus estudos, leia com muita atenção a notícia escrita por Andressa Barboza, indicada no link abaixo:

Jovem de 24 anos fica tetraplégica ao ‘pegar jacaré’ no mar em SP | Santos e Região | G1 (globo.com)

ATIVIDADE 4

De acordo com o que estudou sobre as lesões medulares, responda em seu caderno: 

  • Por que quanto mais alta a lesão, mais grave tende a ser o quadro do paciente?
  • Por que há casos que são reversíveis e outros não?
  • Na sua opinião, quais são as principais mudanças que a sociedade precisa adquirir para que a vida de pessoas com paraplegia e tetraplegia seja mais confortável e acessível?

Bons estudos! Fique bem!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoARAGUAIA, Mariana. Mundo Educação. Desvios Posturais. Disponível em <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/desvios-posturais.htm>. Acesso em nov. 2021.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
DETRAN-PR. educação Para o Trânsito. Encosto de Cabeça. Disponível em <http://www.educacaotransito.pr.gov.br/pagina-256.html>. Acesso em out. 2021.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.
LABORATORIES SERVIER. Arquivo: Doenças da coluna vertebral – Cifose – Smart-Servier.png. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vertebral_column_disorders_-_Kyphosis_–_Smart-Servier.png>. Acesso em nov 21.
______. Arquivo: Doenças da coluna vertebral – Escoliose – Smart-Servier.png. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vertebral_column_disorders_-_Scoliosis_–_Smart-Servier.png>. Acesso em nov 21.
______. Arquivo: Doenças da coluna vertebral – Lordose – Smart-Servier.png. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vertebral_column_disorders_-_Lordosis_–_Smart-Servier.png>. Acesso em nov 21.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF06CI07-C) Relacionar e justificar o papel do sistema nervoso à coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise das estruturas básicas e das respectivas funções.