You are currently viewing Ciências da Natureza – Seres vivos: características das plantas

Ciências da Natureza – Seres vivos: características das plantas

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Disponível em: <https://www.culturagenial.com/leilao-de-jardim/>. Acesso em: 11, ago. 2023.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/borboletas-%c3%a1rvore-multicolorido-2713343/>. Acesso em: 09, ago. 2023.

QUESTÃO 1

RELEIA O POEMA “LEILÃO DE JARDIM” E DEPOIS ELABORE UMA FRASE MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA OS DEMAIS SERES VIVOS. APÓS, DESENHE VÁRIAS FLORES E BORBOLETAS COLORIDAS AO REDOR DO POEMA.

QUESTÃO 2

CONVERSE COM UM ADULTO SOBRE A IMAGEM ABAIXO. DEPOIS, LOCALIZE NO DIAGRAMA TRÊS PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS RECURSOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE UMA PLANTA. POSTERIORMENTE, REGISTRE-AS NO LOCAL INDICADO.

QUESTÃO 3

DESENHE UMA PLANTA COMPLETA E SEU AMBIENTE, CONFORME ESTUDAMOS. APÓS, IDENTIFIQUE CADA PARTE DESSA BELA PLANTINHA.

QUESTÃO 4

EM QUE AS PLANTAS SÃO ÚTEIS PARA OS SERES HUMANOS? PARA RESPONDER, COLE NO ESPAÇO ABAIXO: FIGURAS RECORTADAS DE REVISTAS, JORNAIS, PANFLETOS, RÓTULOS, ETC., QUE DEMONSTRAM A UTILIDADE DAS PLANTAS.

QUESTÃO 5

CECÍLIA MEIRELES DESCREVE DIVERSOS ELEMENTOS PRESENTES NO JARDIM. QUAL DOS SEGUINTES ITENS NÃO É MENCIONADO NO POEMA? SUBLINHE A RESPOSTA CORRETA.

(A) BORBOLETAS DE MUITAS CORES

(B) OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS

(C) ESTÁTUA DA PRIMAVERA

(D) FORMIGUEIRO

QUESTÃO 6

DE ACORDO COM O POEMA “LEILÃO DE JARDIM”, QUAL DOS SEGUINTES PERSONAGENS NÃO É MENCIONADO COMO PARTE DO CENÁRIO DESCRITO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

(A) LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA 

(B) SAPO JARDINEIRO 

(C) CIGARRA COM SUA CANÇÃO 

(D) GRILINHO DENTRO DO CHÃO

SAIBA MAIS

TEMOS NO BRASIL A MAIOR RIQUEZA EM BIODIVERSIDADE DO MUNDO! PARA SABER MAIS, CLIQUE NO PLAY!

Canal Danielle Assis “Ciências da Natureza – Floresta Amazônica”. Disponível em: <https://youtu.be/9Ovv8_DTtl0>. Acesso 13, set. 2022.
Autora: Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação: Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
(EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos. 
Referências: Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014. 

PARTES DAS PLANTAS E SUAS FUNÇÕES, Escola Educação, 2022. Disponível em: < https://escolaeducacao.com.br/partes-das-plantas/ >. Acesso em: 12,  set. 2022.

PARTES DAS PLANTAS E SUAS FUNÇÕES, Escola Kids, 2022. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-plantas.htm/ >. Acesso em: 12,  set. 2022.

PARTES DAS PLANTAS E SUAS FUNÇÕES, Info Escola, 2022. Disponível em: < https://www.infoescola.com/biologia/partes-das-plantas/ >. Acesso em: 12,  set. 2022.

Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)