Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Disponível em: <https://www.culturagenial.com/leilao-de-jardim/>. Acesso em: 11, ago. 2023.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
RELEIA O POEMA “LEILÃO DE JARDIM” E DEPOIS ELABORE UMA FRASE MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA OS DEMAIS SERES VIVOS. APÓS, DESENHE VÁRIAS FLORES E BORBOLETAS COLORIDAS AO REDOR DO POEMA.
QUESTÃO 2
CONVERSE COM UM ADULTO SOBRE A IMAGEM ABAIXO. DEPOIS, LOCALIZE NO DIAGRAMA TRÊS PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS RECURSOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE UMA PLANTA. POSTERIORMENTE, REGISTRE-AS NO LOCAL INDICADO.
QUESTÃO 3
DESENHE UMA PLANTA COMPLETA E SEU AMBIENTE, CONFORME ESTUDAMOS. APÓS, IDENTIFIQUE CADA PARTE DESSA BELA PLANTINHA.
QUESTÃO 4
EM QUE AS PLANTAS SÃO ÚTEIS PARA OS SERES HUMANOS? PARA RESPONDER, COLE NO ESPAÇO ABAIXO: FIGURAS RECORTADAS DE REVISTAS, JORNAIS, PANFLETOS, RÓTULOS, ETC., QUE DEMONSTRAM A UTILIDADE DAS PLANTAS.
QUESTÃO 5
CECÍLIA MEIRELES DESCREVE DIVERSOS ELEMENTOS PRESENTES NO JARDIM. QUAL DOS SEGUINTES ITENS NÃO É MENCIONADO NO POEMA? SUBLINHE A RESPOSTA CORRETA.
(A) BORBOLETAS DE MUITAS CORES
(B) OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS
(C) ESTÁTUA DA PRIMAVERA
(D) FORMIGUEIRO
QUESTÃO 6
DE ACORDO COM O POEMA “LEILÃO DE JARDIM”, QUAL DOS SEGUINTES PERSONAGENS NÃO É MENCIONADO COMO PARTE DO CENÁRIO DESCRITO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
(A) LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA
(B) SAPO JARDINEIRO
(C) CIGARRA COM SUA CANÇÃO
(D) GRILINHO DENTRO DO CHÃO
SAIBA MAIS
TEMOS NO BRASIL A MAIOR RIQUEZA EM BIODIVERSIDADE DO MUNDO! PARA SABER MAIS, CLIQUE NO PLAY!
Autora: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. (EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos. |
Referências: | Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014. PARTES DAS PLANTAS E SUAS FUNÇÕES, Escola Educação, 2022. Disponível em: < https://escolaeducacao.com.br/partes-das-plantas/ >. Acesso em: 12, set. 2022. PARTES DAS PLANTAS E SUAS FUNÇÕES, Escola Kids, 2022. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-plantas.htm/ >. Acesso em: 12, set. 2022. PARTES DAS PLANTAS E SUAS FUNÇÕES, Info Escola, 2022. Disponível em: < https://www.infoescola.com/biologia/partes-das-plantas/ >. Acesso em: 12, set. 2022. Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |