Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
SELEÇÃO NATURAL
A teoria da evolução, proposta por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, no século XIX, revolucionou a compreensão da vida na Terra. A seleção natural, um dos mecanismos centrais dessa teoria, explica como as espécies se adaptam ao ambiente ao longo do tempo. Ela ocorre quando variantes dentro de uma espécie, resultantes de processos reprodutivos, têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir, passando suas características para as próximas gerações.
Pensemos como um mamífero onívoro do Cerrado brasileiro. Em tempos de escassez de presas, aqueles que possuem uma adaptação genética para digerir melhor frutos e raízes, que são alimentos vegetais mais abundantes no Cerrado, terão uma vantagem. Esses indivíduos conseguem sobreviver melhor em épocas de poucas presas, como os roedores. Ao se reproduzirem, eles passam essa capacidade para seus descendentes, que também terão maior aptidão para sobreviver em condições semelhantes. Com o tempo, essa variação favorável se torna mais comum na população.
Mas e se o ambiente mudar? Imagine que uma alteração climática torne as frutas e raízes escassas, mas aumente a disponibilidade de presas animais. Agora, os indivíduos dessa espécie que têm um perfil genético que favorece a caça de presas animais terão a vantagem. Esse exemplo mostra como a seleção natural não tem uma direção fixa.
O ambiente, as interações entre organismos e até mesmo fatores aleatórios influenciam quais variantes de uma espécie prevalecem. Portanto, a variação genética dentro de uma espécie permite que ela responda a essas mudanças, garantindo a sobrevivência da espécie a longo prazo. Esse processo, que pode ocorrer ao longo de muitas gerações, é uma das causas da diversidade biológica. A grande variedade de espécies que vemos hoje é o resultado de bilhões de anos de seleção natural agindo sobre pequenas variações. Cada espécie, adaptada ao seu nicho, é um testemunho dessa flexibilidade.
A seleção natural não é o único mecanismo de evolução. Outros mecanismos incluem a deriva genética, as mutações e o fluxo gênico. A deriva genética é um processo em que certas características genéticas podem se tornar mais ou menos comuns em uma população, aleatoriamente, especialmente se ela for pequena. Isso significa que, mesmo que uma característica não traga nenhuma vantagem ou desvantagem para a sobrevivência, ela pode desaparecer completamente ou se tornar muito comum. As mutações são alterações no DNA que ocorrem espontaneamente ou devido a fatores ambientais, como radiação. Embora muitas mutações possam ser neutras ou prejudiciais, algumas conferem vantagens adaptativas. Já o fluxo gênico envolve a transferência de genes entre populações diferentes, o que pode introduzir novas variantes genéticas em uma população, aumentando sua diversidade e potencial de adaptação.
QUESTÃO 1
Leia o texto a seguir, que é um resumo da reportagem de Gilmara Roberto:
Em que medida a perda de biodiversidade, causada por atividades humanas, pode limitar a capacidade das espécies de sobreviverem?
QUESTÃO 2
De que maneira as práticas agrícolas intensivas são capazes de afetar a diversidade genética das plantas cultivadas?
QUESTÃO 3
Como a seleção natural pode explicar a sobrevivência de determinadas espécies em ambientes extremos, como desertos e polos terrestres?
Você já viu um cão da raça Poodle? Muito comum na década de 1990, ele não tem mais a popularidade e frequência apresentadas no passado. Leia o trecho da reportagem a seguir, da BBC News, para responder às questões 4 e 5:
QUESTÃO 4
O mecanismo que explica o que houve os poodles, na reportagem, é o/a
(A) mutação genética.
(B) processo de adaptação.
(C) seleção natural.
(D) seleção artificial.
QUESTÃO 5
Considerando a descrição do processo ocorrido nos poodles, é correta a afirmação de que o/a
(A) cruzamento excessivo de poodles menores resultou em problemas de saúde, como fragilidade óssea e deficiências na arcada dental.
(B) cruzamento seletivo de poodles menores resultou em uma raça mais robusta e livre de problemas de saúde.
(C) a seleção dos poodles resultou em uma maior resistência às doenças e aumento da expectativa de vida da raça.
(D) a seleção artificial feita com poodles não teve impacto significativo na saúde da raça, somente estético.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 09/04/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 09/04/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |