Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
AS ROCHAS: TIPOS, FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Como você já sabe, vivemos na crosta terrestre e, abaixo dela, há o manto superior, o manto inferior, o núcleo externo e o núcleo interno.
Na região superior do manto terrestre, há uma grande quantidade de uma substância denominada magma, composta por material rochoso derretido. Eventualmente, esse material extravasa pela crosta terrestre, por meio de fendas ou vulcões Ao esfriar, dá origem a rochas bastante resistentes: as rochas magmáticas, ou ígneas.
Se o resfriamento ocorre abaixo da superfície terrestre, lentamente, o resultado é a formação de rochas ígneas do tipo plutônicas, como o granito. Acima da superfície, o magma passa a ser denominado lava. Seu resfriamento ocorre de forma mais rápida, dando origem às rochas ígneas vulcânicas. Um exemplo é o basalto. Ao longo do tempo, essas rochas podem se fragmentar em partes cada vez menores, formando solo ou mesmo outros tipos de rochas. A este evento, damos o nome de intemperismo.
Rochas sedimentares, como o nome sugere, são formadas a partir da compactação de sedimentos de rochas, de minerais salinos ou mesmo fragmentos de seres vivos – tais como conchas e carapaças, consolidados geralmente no fundo dos oceanos ou rios. Elas são formadas de forma gradual, ao longo do tempo, em camadas – ou estratos. Assim, são propícias para a formação e preservação de fósseis. O calcário é um exemplo de rocha sedimentar.
Finalmente, temos a rocha do tipo metamórfica. Para a sua formação, são necessárias rochas pré-existentes, em condições específicas de temperatura e pressão, propiciando significativa transformação – como é o caso do calcário, dando origem ao mármore.
QUESTÃO 1
Podemos considerar a existência de três tipos de rochas: magmáticas, metamórficas e sedimentares. Sobre as primeiras, podemos afirmar que
(A) Rochas magmáticas vulcânicas são aquelas que se formaram no interior da crosta terrestre, resfriando lentamente.
(B) Rochas magmáticas, também chamadas de rochas ígneas, são formadas a partir do resfriamento do magma terrestre.
(C) Rochas magmáticas plutônicas são formadas no interior da superfície terrestre, formadas a partir de rápido resfriamento.
(D) Temos diversos exemplos de rochas magmáticas. Alguns deles são o granito, basalto, mármore, calcário e ardósia.
QUESTÃO 2
A imagem abaixo representa uma pia de granito. Explique o porquê de ser comum o uso dessa rocha magmática em pias, bancadas e até pisos, em detrimento de rochas sedimentares ou metamórficas.
QUESTÃO 3
Observe o “diálogo” entre o calcário e o mármore:
De fato, o calcário pode ser o mármore em um futuro? Caso positivo, em qualquer circunstância, ou não? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 4
Ao analisarmos o ciclo das rochas, é perceptível que o intemperismo possui papel muito importante. Sobre isso, podemos afirmar que
(A) intemperismo é o nome dado à ação predatória humana, prejudicando a integridade das rochas e o meio ambiente como um todo.
(B) o intemperismo propicia a formação de novas rochas, em especial as do tipo metamórficas, geradas a partir do resfriamento desse material.
(C) o intemperismo corresponde ao desgaste de rochas, seja pela ação de chuvas, ventos e seres vivos, permitindo a formação do solo.
(D) pelo intemperismo, rochas sedimentares podem ser formadas, sendo as regiões mais profundas aquelas de formação mais recente.
SAIBA MAIS
Vamos explorar o instigante mundo das rochas, desde sua formação até a maneira como elas moldam a paisagem e registram a história do nosso planeta? Descobriremos como diferentes tipos de rochas — ígneas, metamórficas e sedimentares — se formam, se transformam e nos contam segredos sobre a Terra.
Autoria: | Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis às rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. |
Referências: | BRANCO, Pércio de Moraes. Estrutura Interna da Terra. Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM. Disponível em http://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html. Acesso em 03/03/2023. BRASIL. Riolito. Museu Virtual Geológico do Pampa – MVGV, UNIPAMPA. Disponível em https://sites.unipampa.edu.br/mvgp/rochas-museu/rochas-igneas/igneas-vulcanicas/riolito/. Acesso em 24/08/2024. __. Rochas. Museu Virtual de Solos, Rochas e Minerais – Universidade Federal de Pelotas. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/museudesolosrochaseminerais/rochas/sedimentares/#:~:text=De%20um%20modo%20geral%20e,subdivididas%20em%20calc%C3%A1rios%20e%20dolomitos. Acesso em 24/08/2024. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 23/03/2023. __. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em . Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. PIRENOPOLIS. Pedras Campo Limpo. Pirenópolis.com.br. Disponível em https://www.pirenopolis.com.br/sac/626-quartizito-goias. Acesso em 24/08/2024. SÃO PAULO. Rochas. Sessão de Materiais Didáticos. Instituto de Geociências – USP. Disponível em https://didatico.igc.usp.br/. Acesso em 24/08/2024. |