Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8º Ano/ Agrupamento H do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 18/08/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A videoaula a seguir abordará sobre a reprodução dos seres vivos, demonstrando a importância desse processo, o que a envolve, as semelhanças e diferenças entre a reprodução assexuada e sexuada.
Assista a videoaula abaixo com a temática: REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA
Na videoaula acima, compreendemos que a reprodução é essencial para a continuidade de uma espécie, e que ela pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada.
Entendemos que a reprodução assexuada parte de um genitor único, e que seus descendentes são geneticamente idênticos a esse genitor. Já reprodução sexuada envolve a união de gametas, geralmente de dois indivíduos diferentes.
Aprendemos que plantas e animais podem reproduzir de ambas as maneiras e que a reprodução sexuada não necessariamente envolve cópula.
ATIVIDADE 1
De acordo com a videoaula de hoje, escreva no seu caderno de Ciências, com suas próprias palavras, as semelhanças e diferenças existentes entre a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.
ATIVIDADE 2
Um tipo de reprodução assexuada existente, mas que não foi citada no vídeo, é a esporulação. Veja algumas informações sobre ela, no parágrafo do livro Inspire Ciências, disponibilizado abaixo:
Agora, na internet ou em livros de Ciências ou Biologia, pesquise sobre esporulação em indivíduos de uma espécie à sua escolha e, depois, escreva o que aprendeu no seu caderno, usando suas próprias palavras.
ATIVIDADE 3
Sobre reprodução sexuada na espécie humana, esquematize em seu caderno, os gametas masculino e feminino, enfatizando em quais órgãos são produzidos e para onde a célula formada pela fecundação dos gametas masculino e feminino tende a se fixar.
ATIVIDADE 4
As plantas Angiospermas são aquelas cujas sementes são envoltas por fruto(s), que se formam após a fecundação da flor. As flores podem ser masculinas, femininas ou hermafroditas, abrigando os gametas de acordo com essa característica da flor. Esquematize, em seu caderno, uma flor hermafrodita, indicando as estruturas reprodutivas masculinas e femininas que ela apresenta.
Referencial Bibliográfico | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018. SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “O que é um ser vivo?”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-um-ser-vivo.htm. Acesso em 04 de junho de 2021. |
Componente Curricular | Habilidade |
Ciências da Natureza | Estruturante: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |