You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – RELAÇÕES ENTRE PLANTAS, AMBIENTE E SERES VIVOS

CIÊNCIAS DA NATUREZA – RELAÇÕES ENTRE PLANTAS, AMBIENTE E SERES VIVOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A DANÇA DA VIDA

NA FLORESTA, A VIDA É UM LAÇO,
ONDE PLANTAS E ANIMAIS TÊM SEU ESPAÇO.
AS ÁRVORES ALTAS, O CHÃO A ACOLHER,
FORMAM UM CICLO QUE VAI SE MANTER.

O BEIJA-FLOR VOA EM BUSCA DE COR,
A FLOR SE ABRE, MOSTRANDO SEU AMOR.
ELES SE AJUDAM, SEM SE DAR CONTA,
A NATUREZA É QUEM OS ORIENTA E APONTA.

A ABELHA POLINIZA COM TANTO CUIDADO,
O FRUTO APARECE, DOCE E ESPERADO.
O SOL BRILHA FORTE, AQUECE O CHÃO,
TODOS OS SERES FAZEM PARTE DA CANÇÃO.

O RIO CORRE, A ÁGUA DÁ VIDA,
A PLANTA CRESCE, A TERRA É SUA AMIGA.
OS PEIXES NADAM, AS ÁRVORES SE ERGUEM,
TUDO SE CONECTA, E JUNTOS SEGUEM.

A NATUREZA É UM GRANDE COMPASSO,
ONDE TODOS, PEQUENOS E GRANDES, TÊM ESPAÇO.
PLANTAS, ANIMAIS E O AMBIENTE, EM HARMONIA,
VIVEM JUNTOS, EM PERFEITA SINERGIA.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A PRINCIPAL INTERAÇÃO ENTRE O BEIJA-FLOR E A FLOR, CONFORME A POESIA “A DANÇA DA VIDA”, É OBSERVADA QUANDO O/A

(A) O BEIJA-FLOR CAÇA A FLOR PARA SE ALIMENTAR.

(B) O BEIJA-FLOR POLINIZA A FLOR ENQUANTO BUSCA NÉCTAR.

(C) A FLOR SE ESCONDE DO BEIJA-FLOR PARA SE PROTEGER.

(D) O BEIJA-FLOR PLANTA SEMENTES NAS FLORES.

QUESTÃO 2

O PAPEL DAS ABELHAS NA NATUREZA, CONFORME A IMPORTÂNCIA QUE ELAS TÊM PARA OS ECOSSISTEMAS, É

(A) POLINIZAR ALGUMAS PLANTAS, E CONTRIBUIR PARA A REPRODUÇÃO DE MUITAS ESPÉCIES VEGETAIS.

(B) SE ALIMENTAR APENAS DE NÉCTAR, SEM INFLUENCIAR O CRESCIMENTO DAS PLANTAS.

(C) CAÇAR OUTROS INSETOS PARA CONTROLAR A POPULAÇÃO DE PLANTAS.

(D) CONSTRUIR NINHOS NAS ÁRVORES SEM CAUSAR IMPACTO NA POLINIZAÇÃO.

QUESTÃO 3

COMO VOCÊ ACHA QUE AS PLANTAS E OS ANIMAIS DEPENDEM UNS DOS OUTROS PARA VIVER, SEGUNDO A POESIA?

QUESTÃO 4

REPRESENTE A RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS ATRAVÉS DE UMA BELA ILUSTRAÇÃO.


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: Nutrição  

Graduação: Pedagogia e Jornalismo  

Pós-graduação:   MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI06-B) Exemplificar e analisar as relações existentes entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.  
Referência (s):Herbivoria. Brasil Escola, 2024. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/herbivoria.htm#:~:text=Nesta%20rela%C3%A7%C3%A3o%20os%20animais%20ingerem,participantes%2C%20neste%20caso%20a%20planta>. Acesso em: 02, dez. 2024.  

Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014.   Relações Ecológicas, Mundo Educação, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/relacoes-ecologicas.htm#:~:text=As%20rela%C3%A7%C3%B5es%20ecol%C3%B3gicas%20s%C3%A3o%20intera%C3%A7%C3%B5es,animais%20que%20vivem%20em%20sociedade>. Acesso em: 02, dez. 2024.

Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014.    
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)