You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Relações do ciclo da matéria e do fluxo de energia entre os bióticos e abióticos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Você já parou para pensar em como as plantas, animais e o ambiente ao seu redor estão todos conectados? Tudo isso faz parte de algo chamado ecossistema. Um ecossistema é como uma grande comunidade onde seres vivos (chamados de componentes bióticos) e coisas não vivas (componentes abióticos) interagem entre si. Vamos compreender!

Componentes Bióticos

Os componentes bióticos são todos os seres vivos de um ecossistema. Isso inclui plantas, animais, fungos e micro-organismos. Por exemplo, em uma floresta, temos árvores, flores, insetos, pássaros e muitos outros seres vivos.

Componentes Abióticos

Os componentes abióticos são as partes não vivas de um ecossistema. Eles incluem a luz do Sol, a água, o solo, o ar e a temperatura. Esses elementos são muito importantes porque os seres vivos dependem deles para sobreviver.

O Ciclo da Matéria

No ecossistema, a matéria está sempre em movimento. Vamos pensar na água: ela pode estar no rio (água líquida), evaporar para o céu (vapor de água) e depois cair de novo como chuva (água líquida). As plantas usam a água e os nutrientes do solo para crescer. Quando as plantas e animais morrem, seus corpos se decompõem e viram nutrientes no solo, que outras plantas vão usar de novo. Esse movimento contínuo é chamado de ciclo da matéria.

Fluxo de Energia

A energia também flui em um ecossistema. Tudo começa com a energia do sol. As plantas (produtores) usam a luz do sol para fazer seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Quando os animais (consumidores) comem as plantas, eles recebem essa energia. E quando um animal come outro animal, a energia continua a se mover pelo ecossistema. Os decompositores, como fungos e bactérias, devolvem a energia ao solo ao decompor organismos mortos.

Conexão entre Bióticos e Abióticos

Os componentes bióticos e abióticos estão sempre interagindo. As plantas precisam de luz solar, água e nutrientes do solo para crescer. Os animais precisam de água e comida (que vem das plantas ou de outros animais). E os decompositores mantêm o solo fértil, permitindo que novas plantas cresçam. Tudo está conectado!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Segundo o texto, o componente abiótico de um ecossistema pode ser a/o

(A) árvore.

(B) Sol.

(C) coelho.

(D) cogumelo.

QUESTÃO 2

A energia do Sol chega até um leão em um ecossistema da seguinte maneira, o leão

(A) come diretamente o Sol.

(B) come plantas que usam a energia do sol.

(C) come animais que comeram plantas que usaram a energia do Sol.

(D) não precisa da energia do Sol.

QUESTÃO 3

Explique com suas palavras como o ciclo da água é um exemplo do ciclo da matéria em um ecossistema.

QUESTÃO 4

Jogo da Cadeia Alimentar

Vamos brincar de criar uma cadeia alimentar! Imagine que você é um detetive da natureza e precisa ligar os pontos para mostrar como a energia do Sol passa de um ser vivo para outro. Use as opções abaixo para completar a cadeia alimentar desenhando setas entre eles.

• Sol
  • Planta (como uma árvore ou uma flor)
  • Coelho
  • Raposa

Desenhe uma seta do Sol para a planta, depois da planta para o coelho, e por fim do coelho para a raposa. Agora, explique como a energia do Sol chegou até a raposa.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI05-B) Compreender e distinguir as relações do ciclo da matéria e do fluxo de energia entre os componentes vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) de um ecossistema.
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

Fluxo de Energia. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fluxo-energia.htm>. Acesso em: 17, jun. 2024.

Matéria e Energia, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/materia-e-energia.htm>. Acesso em: 17, jun. 2024.

Os 10 maiores produtores do reino animal, Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/maiores-predadores-do-mundo-animal/#:~:text=Os%20animais%20predadores%20s%C3%A3o%20os,e%20adaptados%20para%20a%20ca%C3%A7a>. Acesso em: 17, jun. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)