Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

RELAÇÃO ENTRE O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS
DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, EXCRETOR E CIRCULATÓRIO
Apesar de cada parte do nosso corpo ter uma função específica, a nossa saúde depende da colaboração entre diferentes sistemas. Você já parou para pensar como seu corpo funciona por dentro quando você come, respira, corre ou até mesmo vai ao banheiro? Cada sistema do corpo um tem um papel importante, mas o seu equilíbrio só acontece quando eles trabalham juntos.
O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso), fígado, pâncreas e outras estruturas. Sua função é transformar os alimentos em partes menores chamadas nutrientes, que podem ser aproveitados pelo organismo. Um exemplo é a glicose, que é um tipo de açúcar essencial para a produção de energia. Outros nutrientes importantes são as proteínas, as vitaminas e os sais minerais. A maior parte desses nutrientes é absorvida no intestino delgado e passa para o sangue.
Nesse momento, entra em ação o sistema circulatório, que é formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e pelo sangue. O coração, por meio de seu bombeamento, envia o sangue para todas as partes do corpo. No intestino, o sangue recolhe os nutrientes e os transporta até as células. Ao mesmo tempo, o sangue também precisa receber o gás oxigênio (O₂), que chega por meio do sistema respiratório.
O sistema respiratório é composto pelas narinas, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões, que abrigam os alvéolos pulmonares. Os alvéolos são estruturas microscópicas parecidas com saquinhos, rodeadas por vasos sanguíneos bem fininhos. É ali que ocorrem as trocas gasosas: o sangue recebe o gás oxigênio (O₂) e libera o gás carbônico (CO₂), que será exalado.
Nas células, a glicose recebida do sistema digestório se junta ao gás oxigênio (O₂), e essa combinação dá origem a um processo chamado respiração celular. É nesse processo que a célula fabrica a energia necessária para funcionar, realizar movimentos, pensar e manter o corpo vivo.
Mas essa reação também produz resíduos. Um dos principais é o gás carbônico (CO₂), que precisa ser eliminado. Isso porque, se ele se acumular no sangue, o corpo pode ficar mais ácido, o que atrapalha o funcionamento das células e pode causar mal-estar, dores de cabeça e tontura. Por isso, o gás carbônico é transportado de volta ao pulmão pelo sangue e sai do corpo quando exalamos o ar.
Além do gás carbônico, o corpo também produz outros resíduos. É aí que entra o sistema excretor, formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Os rins funcionam como filtros: eles retiram do sangue a ureia (substância formada quando o corpo quebra proteínas em excesso), o excesso de água e alguns sais minerais. É verdade que o corpo precisa de sais minerais, como o sódio e o potássio, mas em excesso eles precisam ser eliminados para que o equilíbrio do corpo seja mantido.
Essas substâncias filtradas formam a urina, que desce pelos ureteres (tubos que ligam os rins à bexiga) e fica armazenada na bexiga urinária. Quando a bexiga está cheia, sentimos vontade de urinar e a urina é eliminada pela uretra.
Outro tipo de eliminação acontece pelas fezes, no final do sistema digestório. O intestino grosso absorve a água do que sobrou da digestão e forma as fezes, que contêm restos de alimentos não aproveitados e outras substâncias que o corpo precisa descartar.
Tudo isso mostra como os sistemas estão conectados:
- O sistema digestório transforma os alimentos e envia os nutrientes ao sangue.
- O sistema respiratório leva o gás oxigênio (O₂) ao sangue e exala o gás carbônico (CO₂).
- O sistema circulatório, com ajuda do sangue, transporta nutrientes e gases até as células e recolhe os resíduos.
- O sistema excretor filtra e elimina as substâncias que o corpo não pode acumular.
Esse trabalho conjunto mantém o corpo em equilíbrio, em uma condição chamada homeostase, que garante que as células recebam o que precisam e que o que não serve mais seja removido.
Vamos a um exemplo? Quando você corre, o corpo precisa de mais energia. O coração bate mais rápido para levar gás oxigênio (O₂) e glicose até os músculos, os pulmões trabalham mais para captar esse gás e eliminar o CO₂, e os rins agem para manter o equilíbrio de líquidos e sais, eliminando as sobras pela urina.
Saber como esses sistemas se ajudam é fundamental para entender por que hábitos simples — como beber água, comer alimentos com fibras, fazer exercícios físicos e dormir bem — são tão importantes. Eles não cuidam apenas de uma parte do corpo, mas fazem bem para o corpo todo.
Responda às questões:
QUESTÃO 1
Ao respirar fundo, o ar entra nos pulmões e o gás oxigênio passa para o sangue, sendo usado
(A) na saliva, para digerir os alimentos.
(B) nas células, para produzir energia.
(C) nos rins, para formar a urina.
(D) no estômago, para eliminar resíduos.
QUESTÃO 2
Uma fábrica que joga resíduos no rio pode prejudicar a cidade. O sistema do corpo que funciona como “tratamento de resíduos” é o sistema
(A) respiratório.
(B) digestório.
(C) excretor.
(D) muscular.
QUESTÃO 3
A função do sangue é parecida com a de um entregador. Nesse sentido, analise as informações a seguir:
O sangue:
I. Leva nutrientes do intestino até as células.
II. Carrega oxigênio dos pulmões para os tecidos.
III. Transporta resíduos até o sistema digestório.
IV. Leva gás carbônico das células até os pulmões.
Todas as alternativas estão corretas, exceto a de número
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
QUESTÃO 4
Uma criança comeu arroz, feijão e carne no almoço. Esses alimentos, no corpo dela
(A) são queimados no estômago, virando energia diretamente nas células.
(B) se tornam nutrientes no sistema digestório, e passam para o sangue.
(C) se transformam em gás carbônico e são eliminados pelos pulmões.
(D) vão direto para os rins, que separam o que pode ser aproveitado.
QUESTÃO 5
Depois de correr muito no recreio, Anna Julya percebeu que estava com a respiração acelerada e suando bastante. Nesse momento, o(os)
(A) rins param de funcionar e os pulmões aumentam o oxigênio no sangue para esfriar o corpo.
(B) coração bate mais devagar, diminuindo o envio de oxigênio e eliminando menos urina.
(C) sangue leva mais gás oxigênio aos músculos e os rins ajudam a eliminar o excesso de toxinas.
(D) pulmões produzem mais gás carbônico e os músculos recebem menos glicose que o normal.
QUESTÃO 6
Se o sistema circulatório parar de funcionar corretamente
(A) os alimentos serão digeridos mais rápido e o oxigênio será eliminado.
(B) não haverá o transporte de nutrientes e gás oxigênio às células.
(C) a respiração celular será substituída pela respiração do intestino.
(D) os rins começam a bombear sangue para as artérias e veias do corpo.
QUESTÃO 7
Durante a pandemia da COVID-19, ouvimos muito falar sobre os pulmões. O vírus afetava o sistema respiratório, dificultando a respiração. Explique por que uma pessoa com dificuldades respiratórias pode ter problemas em outros sistemas do corpo, como o circulatório e o excretor.
QUESTÃO 8
Na academia, um atleta iniciante sentiu tontura após correr e disse que estava em jejum. Por que é importante se alimentar antes de realizar atividades físicas? Relacione sua resposta com a função dos sistemas digestório e circulatório.
QUESTÃO 9
Uma alimentação rica em fibras e o hábito de beber água são importantes para a saúde de vários sistemas do corpo. Quais sistemas se beneficiam mais desses hábitos e por quê?
QUESTÃO 10
Você aprendeu que os sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor trabalham juntos para manter o corpo em equilíbrio (homeostase). Escolha um momento do seu dia (por exemplo, o café da manhã, uma partida de futebol ou a hora de dormir) e descreva como cada um desses sistemas participa desse momento.
Momento do dia:




Autoria: | Ma. Mariana Araguaia |
Formação: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: | Integração entre os sistemas digestório, respiratório, excretor e circulatório: Principais componentes e formas de integração entre os sistemas respiratório, digestório, excretor e circulatório |
Habilidade: | (EF05CI07-C) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes e gases pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 22/04/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 22/04/2025. POIAN, Andrea da; FOGUEL, Debora; PETRERSKI, Marilvia Dansa de Alencar; MACHADO, Olga Lima Tavares. Aula 5 – Glicólise: como obter energia a partir da glicose? Bioquímica 2. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012. 324 p. Disponível em <https://canal.cecierj.edu.br/092020/7bd7c72e21a566121c7c97d9e1f7fc7a.pdf>. Acesso em 17/06/2025. SALLES, Adilson Dias et al. Corpo humano II. v. 2 – 2. ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 340p. Disponível em <https://canal.cecierj.edu.br/012016/bcd557d51658fe3a322e796b1c82472e.pdf>. Acesso em 17/06/2025. YAMAMOTO, Ana Carolina de Almeida. Buriti Mais Ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017. 272 p. Acesso em 22/04/2025. |