ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
RADIAÇÃO SOLAR
VAMOS COMPREENDER COMO O SOL AQUECE DIFERENTES SUPERFÍCIES? VOCÊ JÁ REPAROU COMO ALGUMAS COISAS ESQUENTAM MAIS QUE OUTRAS QUANDO ESTÃO NO SOL? VAMOS DESCOBRIR O PORQUÊ DISSO!
A ÁGUA DO MAR OU DA PISCINA NÃO ESQUENTA TANTO QUANTO A AREIA. ISSO ACONTECE PORQUE A ÁGUA ABSORVE E ESPALHA O CALOR, ENTÃO NÃO FICA TÃO QUENTE.
A AREIA DA PRAIA ESQUENTA MUITO RÁPIDO! QUANDO VOCÊ PISA NA AREIA SOB O SOL FORTE, SENTE O CALOR NOS PÉS. ISSO OCORRE PORQUE A AREIA ABSORVE MUITO BEM O CALOR DO SOL.
O SOLO, COMO A TERRA DO JARDIM, TAMBÉM ESQUENTA, MAS NÃO TANTO QUANTO A AREIA. ISSO PORQUE ELE TEM PARTES DIFERENTES QUE ABSORVEM E REFLETEM O CALOR.
SUPERFÍCIES ESCURAS, COMO UMA CAMISETA PRETA, ESQUENTAM MUITO NO SOL. ISSO ACONTECE PORQUE AS CORES ESCURAS ABSORVEM MAIS LUZ E CALOR DO SOL.
SUPERFÍCIES CLARAS, COMO UMA CAMISETA BRANCA, NÃO ESQUENTAM TANTO. AS CORES CLARAS REFLETEM A LUZ DO SOL, ENTÃO ABSORVEM MENOS CALOR.
SUPERFÍCIES METÁLICAS, COMO UM CARRO PRATEADO, REFLETEM BASTANTE A LUZ DO SOL. ELAS PODEM FICAR QUENTES AO TOQUE, MAS MUITAS VEZES REFLETEM MAIS CALOR DO QUE ABSORVEM.
ENTÃO, DA PRÓXIMA VEZ QUE VOCÊ ESTIVER NO SOL, LEMBRE-SE: A COR E O TIPO DE SUPERFÍCIE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM COMO ELAS AQUECEM! VAMOS OBSERVAR E COMPARAR ESSAS DIFERENÇAS NA NOSSA PRÓXIMA ATIVIDADE AO AR LIVRE. FIQUEM ATENTOS E APROVEITEM PARA EXPLORAR!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
SEGUNDO A AUTORA, A AREIA DA PRAIA ESQUENTA MUITO RÁPIDO AO SOL PORQUE ELA
(A) REFLETE O CALOR DO SOL.
(B) ABSORVE MUITO BEM O CALOR DO SOL.
(C) ESPALHA O CALOR POR TODA A SUPERFÍCIE.
(D) É UMA SUPERFÍCIE METÁLICA.
QUESTÃO 2
A SUPERFÍCIE QUE REFLETE MAIS A LUZ DO SOL É A
(A) ÁGUA.
(B) AREIA.
(C) SUPERFÍCIE ESCURA.
(D) SUPERFÍCIE METÁLICA.
QUESTÃO 3
DESCREVA UMA SITUAÇÃO ONDE VOCÊ PERCEBEU A DIFERENÇA DE TEMPERATURA EM SUPERFÍCIES DIFERENTES SOB O SOL.
QUESTÃO 4
FAÇA UM COLORIDO NAS CAMISETAS REPRESENTANDO A COR QUE MAIS ESQUENTA E A COR QUE MENOS ESQUENTA.
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF02CI08-C) Observar e comparar o feito da radiação solar, como aquecimento e reflexão, em diferentes tipos de superfície: água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc. |
Referência (s): | Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014. O que é radiação solar e quais são seus efeitos na atmosfera da Terra?. Canal Tech, 2024. Disponível em: <https://canaltech.com.br/espaco/o-que-e-radiacao-solar-e-quais-sao-seus-efeitos-na-atmosfera-202988/>. Acesso em: 22, mai. 2024. Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |