Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
Chamamos de mistura a união de duas ou mais substâncias. A água que bebemos, por exemplo, é uma mistura, já que é formada por água, sais minerais, gás oxigênio, etc. Ela, inclusive, pode ser adicionada a outros materiais, formando novas composições. Quando não conseguimos identificar visualmente os materiais que compõem uma mistura, como é o caso da água potável, dizemos que ela é homogênea. Já a mistura heterogênea é aquela em que conseguimos identificar mais de um componente, como por exemplo, quando adicionamos óleo na água.
No processo de formação de mistura, podem ocorrer fenômenos de natureza física, ou mesmo química. Nas transformações físicas, não há mudança na estrutura que forma cada uma das substâncias envolvidas. Por exemplo: quando misturamos água e óleo, o óleo fica na superfície e a água fica embaixo. Porém, há situações em que essas substâncias se unem, formando outras. Você já viu o que ocorre quando juntamos vinagre e bicarbonato de sódio? Quase que imediatamente, são formadas diversas bolhas, podendo até mesmo transbordar do recipiente! A formação de bolhas, fenômenos luminosos, aquecimento e mudança de cor são alguns fenômenos que podem ocorrer em uma transformação química.
Da mesma forma que a partir de duas ou mais substâncias pode-se formar misturas, há métodos capazes de separar os seus componentes. Uma situação desse tipo ocorre quando uma roupa é lavada em uma máquina com a função “centrifugação”, separando grande parte da água da lavagem do tecido em questão. Outra parte pode ser eliminada da roupa pela evaporação, tempos após ser pendurada no varal.
Dessa maneira, é possível perceber que vivemos rodeados de misturas e que, cotidianamente, ocorrem transformações físicas e químicas ao nosso redor. Você saberia identificá-las?
QUESTÃO 1
Algumas pessoas podem apresentar um problema de saúde chamado anemia. Em alguns casos, a anemia está relacionada à baixa quantidade de um tipo de célula sanguínea chamado glóbulo vermelho, ou hemácia. Os glóbulos vermelhos transportam gás oxigênio para todo o nosso corpo. Além disso, são responsáveis pela cor vermelha do sangue. Sim! A porção líquida do sangue, chamada plasma, tem a cor clara! O sangue também possui os glóbulos brancos, relacionados à imunidade. Finalmente, há também fragmentos de células: as plaquetas. Elas ajudam no estancamento de sangramentos e também no processo de cicatrização. Para a análise do sangue, muitas vezes é necessário que a amostra sanguínea seja submetida a uma forte rotação, sendo possível a identificação de três fases. Veja o esquema abaixo:
A) O sangue, a olho nu, é uma mistura homogênea ou heterogênea? Com quantas fases? Explique as suas respostas.
B) Após passar pelo método de separação, o sangue pode ser considerado uma mistura homogênea ou heterogênea? Com quantas fases? Explique a sua resposta, a partir das suas reflexões e da análise do esquema dessa questão.
QUESTÃO 2
Complete as lacunas da frase a seguir:
“O nome do processo de separação de misturas em que o sangue passa por uma forte rotação é chamado “X”. Este processo acelera outro método de mistura, chamado “Y”, em que gradualmente o material mais denso se deposita no fundo do recipiente.”
É possível afirmar que “X” e “Y” podem ser substituídos, respectivamente, por:
(A) centrifugação e decantação.
(B) centrifugação e condensação.
(A) decantação e centrifugação.
(B) condensação e decantação.
QUESTÃO 3
Maria Fernanda foi preparar um bolo. Para isso, usou os seguintes ingredientes: açúcar, ovos, manteiga, farinha de trigo, leite e fermento.
A massa do bolo, misturada, pode ser considerada uma mistura homogênea ou heterogênea? Por qual motivo?
QUESTÃO 4
Imagine essas situações a respeito do bolo feito por Maria Fernanda, da questão anterior:
I. Sem querer, um dos ovos caiu no chão.
II. O bolo ficou pronto, e bastante macio.
Sobre esses fatos, é correto afirmar que
(A) em ambos os casos houve transformação química.
(B) em ambos os casos ocorreu transformação física.
(C) o ovo que caiu no chão sofreu transformação química.
(C) o bolo, pronto, é o resultado de transformação química.
QUESTÃO 5
Escolha uma mistura relacionada ao seu cotidiano. Faça um desenho esquemático dessa mistura, anotando também quais são os seus componentes, se ela é do tipo homogênea ou heterogênea, e quantas fases possui. Siga o exemplo abaixo:
SAIBA MAIS
No vídeo a seguir, a professora Mariana explica as características das transformações físicas e químicas, apresentando alguns exemplos. Vamos assisti-lo?
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF06CI01-A/B) Apontar os componentes de uma mistura, tais como: água e sal, água e óleo, água e areia, conceituando substâncias simples e compostas. (EF06CI01-C) Distinguir e classificar como misturas homogêneas e heterogêneas a mistura de dois ou mais materiais. (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).(EF06CI03-A) Identificar e descrever as diferentes técnicas de separação de misturas homogêneas e heterogêneas presentes no cotidiano, tais como preparação de café, suco de frutas. |
Referências | BASTOS, Alexander Rangel Bastos; AFONSO, Júlio Carlos. Separação sólido-líquido: centrífugas e papéis de filtro. Química Nova. Disponível em https://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6209. Acesso em 15/09/2023. BRASIL. LEI nº 11.445, de 05/01/2007. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11445.htm. Acesso em 31/08/2023. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. EQUIPE eCycle. Petróleo: o que é e para que serve? Disponível em https://www.ecycle.com.br/petroleo. Acesso em 18/09/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 08/04/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 08/04/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. SALMARIM. Sal: Uma pitada de história. Disponível em https://www.salmarim.com/pt/sobre-sal/historia. Acesso em 31/08/2023. SAMAE. Tratamento de água: conheça quais são as etapas. Disponível em https://www.samaecaxias.com.br/Noticia/Exibir/43722/tratamento-de-agua-conheca-quais-sao-as-etapas. Acesso em 18/09/2023. ______. Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas. Samae Caxias. Disponível em https://www.samaecaxias.com.br/noticia/exibir/63762/tratamento-de-esgoto-conheca-quaissao-as-etapas. Acesso em 18/09/2023. |