You are currently viewing Ciências da Natureza – Quais são as diferentes leituras do céu?

Ciências da Natureza – Quais são as diferentes leituras do céu?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

Observar o céu não é somente um hábito bastante descrito na literatura romântica. Muito mais do que isso, tal comportamento humano permitiu com que civilizações pudessem  ter marcos para orientação, planejamento, previsões, enfim. Na atualidade, também observamos os astros, compreendendo também o nosso planeta e vida.

Vamos refletir sobre esse tema?

Disponível em <https://tinyurl.com/ah82j83n>. Acesso em out. 2022.

QUESTÃO 1

Pedro e Paulo, irmãos gêmeos e estudantes da mesma turma de 9º ano, comentavam em casa sobre a aula de Ciências do dia. Pedro disse o seguinte: “Constelação é um conjunto de estrelas muito próximas entre si”. Paulo acrescentou: “Isso mesmo! E, ligadas por linhas imaginárias, elas formam figuras que podemos ver daqui da Terra”. As afirmações estão corretas? Justifique.

QUESTÃO 2

Leia a seguir trechos do artigo “Será o Cruzeiro do Sul uma cruz? Um novo olhar sobre as constelações e seu significado”, de Marcos Daniel Longhini; e da publicação do Espaço Ciência de Olinda (PE), com o título “O Céu dos Indígenas”:

Fonte: https://tinyurl.com/y3swyvyy
Fonte: https://tinyurl.com/mjbtspfe

A) Como é possível que a Constelação da Ema possua estrelas que compõem o Cruzeiro do Sul: cada constelação não deveria ter suas próprias estrelas?

B) Qual é e qual foi a importância histórica do Cruzeiro do Sul?

QUESTÃO 3

Alguns estudiosos consideram a Astronomia como uma das ciências mais antigas. Nesse sentido, leia o texto abaixo, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):

Fonte: https://tinyurl.com/4pp43pck
  • Sobre o assunto tratado no texto, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso:

A (   ) A Astronomia já foi considerada uma ciência, mas hoje é uma pseudociência.

B (   ) Nosso calendário atual foi criado a partir da observação dos astros.

C (   ) A luminosidade da Lua influencia o comportamento de animais noturnos, especialmente aqueles mais vulneráveis à predação.

D (   ) Há diversos monumentos da antiguidade destinados à observação dos astros.

QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir, sobre a Agricultura Astronômica:

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/movimento-dos-astros-orienta-cultivo-da-terra-1.641355

A) Os conhecimentos e procedimentos descritos no texto são recentes ou antigos? Justifique a sua resposta.

B) Na sua opinião, é possível guiar atividades do nosso dia a dia a partir da observação e conformação dos astros – como, por exemplo, a melhor data para cortar o cabelo? Explique seu ponto de vista.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-9o-ano/


SAIBA MAIS

Você sabia que há significados para a existência de cada uma das estrelas que estão na bandeira do Brasil? E que ela já teve outras apresentações? No vídeo da professora Mariana Araguaia você conhecerá aspectos relacionados às estrelas e constelações de um dos nossos símbolos nacionais.

Canal Mariana Araguaia “As estrelas da nossa bandeira”. Disponível em <https://youtu.be/dF_7jMAYmWU>. Acesso em out. 2022.

Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.