Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.
É sabido que indivíduos da mesma espécie e também de espécies diferentes relacionam entre si e com o ambiente em que vivem. Tais relações permitem em certo “equilíbrio” entre as taxas de mortalidade e natalidade. Entretanto, perturbações no ambiente e catástrofes, mesmo que naturais, alteram essa dinâmica, gerando consequências naquele ecossistema e também à vida humana.
Vamos refletir sobre esse tema?
QUESTÃO 1
Recentemente você estudou sobre as características dos ecossistemas brasileiros, com enfoque no Cerrado. Nesse sentido, realize um levantamento das principais ameaças a cada um dos biomas estudados, indicando se são eventos naturais ou relacionados às ações humanas.
QUESTÃO 2
Você se lembra da tragédia ocorrida na cidade de Mariana, em Minas Gerais? Os impactos socioambientais foram significativos, e até hoje repercutem. Leia o texto indicado a seguir e faça um breve resumo do assunto que ele aborda, indicando por que os resultados da pesquisa em questão são preocupantes e como esses impactos podem afetar todo o ecossistema em questão, além da vida humana nas regiões próximas.
QUESTÃO 3
A construção de grandes empreendimentos pode provocar impactos ambientais significativos. Como forma de evitar tais questões, são realizados estudos antes, durante e depois para que sejam verificados os potenciais desafios, assim como formas de reduzir os danos: as medidas mitigadoras. Veja o texto indicado no link abaixo, em que medidas foram tomadas para a conservação de uma espécie encontrada na região:
Link texto: https://www.notibras.com/site/ras-em-extincao-procriam-em-trecho-do-arco-metropolitano-em-seropedica/
A) Na sua opinião, a decisão em relação ao empreendimento foi acertada? Justifique sua resposta.
B) Explique a importância dos estudos ambientais e o porquê da importância de se empreender esforços para a conservação de uma espécie.
QUESTÃO 4
Você já ouviu falar sobre a “lista vermelha de espécies ameaçadas”? A listagem de espécies ameaçadas de extinção, feita em nível nacional e também internacional, auxilia cientistas e comunidade em geral na identificação de espécies que se apresentam em perigo ou fora dele. Uma das listas é publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), com a colaboração de cientistas de todo o mundo. Nela, há categorias para cada espécie listada, desde “extinta” a “pouco preocupante”, e também as categorias “deficiente de dados” ou “não avaliada”.
Para verificar a situação de uma espécie, basta acessar o site, inserindo na barra de buscas o seu nome científico. Veja o exemplo, ao buscarmos pela espécie da questão anterior:
Agora é com você! Pesquise o nome científico de três espécies brasileiras nas quais você acredita que estão ameaçadas de extinção. Depois, consulte na lista vermelha da IUCN o status de conservação, registrando todas essas informações. Boas análises!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7o-ano/
SAIBA MAIS
Como se deu a extinção dos dinossauros: foi de forma gradual, catastrófica, ou cabem ambas as explicações? Confira no vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia!
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam de suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |