Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Miguel e as Proteínas
Miguel tem 10 anos e adora brincar no parque, correr com os amigos e jogar futebol. Mas, ultimamente, ele tem se sentido mais cansado e percebeu que seus músculos não estão tão fortes quanto antes. Sua mãe, preocupada, levou-o ao nutricionista, que explicou que Miguel precisava consumir mais proteínas em sua alimentação.
O especialista contou que as proteínas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Elas são como tijolos que ajudam a construir músculos, ossos e até mesmo a pele. Além disso, são fundamentais para a produção de enzimas e hormônios que regulam diversas funções do corpo.
Miguel ficou curioso e perguntou onde poderia encontrar proteínas. O nutricionista explicou que existem proteínas de origem animal, como carne, peixe, ovos, leite e queijo, e de origem vegetal, como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja. Ele também destacou que, para quem pratica esportes, como Miguel, as proteínas ajudam na recuperação muscular após os exercícios.
Ao entender a importância desse nutriente, Miguel começou a incluir mais alimentos ricos em proteínas em sua dieta. Em poucas semanas, ele percebeu que estava se sentindo mais forte e disposto para suas brincadeiras. Agora, além de se alimentar bem, ele ensina seus amigos sobre a importância das proteínas, garantindo que todos cresçam saudáveis e cheios de energia!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1
As proteínas são essenciais para o crescimento porque ajudam na
A) construção dos músculos, ossos e pele.
B) formação de açúcares para gerar energia.
C) absorção de água pelo corpo.
D) produção exclusiva de gordura corporal.
QUESTÃO 2
Miguel aprendeu que os alimentos ricos em proteínas são importantes porque
A) auxiliam na recuperação dos músculos após o exercício.
B) ajudam o corpo a armazenar grandes quantidades de oxigênio.
C) impedem qualquer tipo de cansaço físico.
D) fornecem apenas energia e não participam de outras funções no organismo.
QUESTÃO 3
Por que as proteínas são chamadas de “tijolos” do nosso corpo? Explique sua função no crescimento e na manutenção dos tecidos.
QUESTÃO 4
Sabemos que existem proteínas de origem animal e vegetal. Qual a importância de variar o consumo desses alimentos na alimentação diária?
Instruções:
Divida uma folha ao meio – De um lado, escreva “Proteínas de Origem Animal” e do outro, “Proteínas de Origem Vegetal”.
Desenhe – Faça ilustrações de pelo menos três alimentos ricos em proteínas de cada categoria (exemplo: carne, ovo e leite para proteínas animais; feijão, grão-de-bico e lentilha para proteínas vegetais).
Complete com uma frase – Abaixo dos desenhos, escreva uma explicação sobre por que é importante variar entre os dois tipos de proteína na alimentação diária.
Dica: Pense em como cada tipo de proteína contribui para a saúde. Por exemplo, proteínas animais fornecem todos os aminoácidos essenciais, enquanto as proteínas vegetais trazem fibras e outros benefícios!
Após o desenho, cada aluno pode compartilhar sua atividade com a turma.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI06-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo. |
Referência (s): | 10 planos de aula sobre Hábitos alimentares. Nova Escola, 2025. Disponível em: < https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/sequencia/habitos-alimentares/319>. Acesso em: 14, mar. 2025. BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |