Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 3ª ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O SOM É UMA SENSAÇÃO AUDITIVA QUE NOSSOS OUVIDOS CAPTAM. OS SONS CHEGAM AOS NOSSOS OUVIDOS ATRAVÉS DAS ONDAS, AS QUAIS TRANSPORTAM A ENERGIA SONORA QUE SE PROPAGA NO AR, NA ÁGUA, NO SOLO E OUTROS MATERIAIS. AS ORELHAS CONSTITUEM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA AUDIÇÃO, SENDO QUE SEU FORMATO AUXILIA NA CAPTAÇÃO DO SOM DO AMBIENTE. O SOM CHEGA À ORELHA EXTERNA E PASSA PELA MEMBRANA TIMPÂNICA (MEMBRANA FINA), CHEGANDO À ORELHA MÉDIA E À ORELHA INTERNA, ONDE OCORRE A CONDUÇÃO DOS IMPULSOS ATÉ O CÉREBRO ATRAVÉS DOS NERVOS AUDITIVOS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
QUE TAL OBSERVAR E REGISTRAR FENÔMENOS LIGADOS À PROPAGAÇÃO DO SOM? VAMOS NESSA! VOCÊ VAI PRECISAR DE UM CADERNO, FOLHAS OU MESMO UM BLOCO DE ANOTAÇÕES E LÁPIS OU CANETA PARA A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO. ESCOLHA UM LUGAR DE SUA PREFERÊNCIA, POR EXEMPLO, A FRENTE DA SUA RESIDÊNCIA, UMA PRAÇA OU ATÉ MESMO A FEIRA PRÓXIMA DE SUA CASA. ESCOLHIDO O LUGAR COMECE A OBSERVAR OS DIFERENTES SONS E RUÍDOS PRODUZIDOS, FIQUE ATENTO A ORIGEM DOS SONS, QUEM E COMO SÃO PRODUZIDOS, E AINDA SE ALGUM DESSES SONS LHE INCOMODA OU TRÁS UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR. POSTERIORMENTE AO MOVIMENTO DE OBSERVAÇÃO E REGISTRO, PENSE A PARTIR DAS QUESTÕES ABAIXO:
- ALGUM SOM LHE CAUSOU SENSAÇÃO DE MAL-ESTAR? QUAL O MOTIVO?
- EM ALGUM MOMENTO DA SUA OBSERVAÇÃO O SILÊNCIO FOI PERCEBIDO? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
MÃOS A OBRA! QUE TAL CONSTRUIR E BRINCAR DE TELEFONE SEM FIO? CONHECE ESSA BRINCADEIRA? NÃO, ENTÃO SIGA OS PASSOS ABAIXO E DIVIRTA-SE!
ATENÇÃO! VOCÊ IRÁ PRECISAR DE DOIS COPOS DESCARTÁVEIS E BARBANTE. |
PASSO A PASSO:
1º PASSO: COM O AUXÍLIO DE UM ADULTO FAÇA UM FURINHO NO FUNDO DOS DOIS COPOS;
2º PASSO: PASSE O BARBANTE PELO FURINHO DE UM DOS COPOS E DEPOIS DÊ UM NÓ, COM A OUTRA PONTA PASSE NO FURINHO DO SEGUNDO COPO E CONCLUA TAMBÉM COM UM NÓ;
3º PASSO: PRONTO, É HORA DA DIVERSÃO!
AGORA QUE JÁ CONSTRUIU SEU TELEFONE SEM FIO E BRINCOU, PARE E PENSE SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO:
- Você conseguiu ouvir o seu parceiro de brincadeira?
- Como o som foi propagado de um copo para o outro?
- Havia situações em que o telefone funcionava melhor? Qual?
QUESTÃO 3
COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO PRODUZA FRASES SIMPLES RELACIONADAS COM A TEMÁTICA “PROPAGAÇÃO DO SOM”.
Música Propagar Decibéis Instrumentos Musicais Vibrações Ondas sonoras |
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Gp1kqDcLhLTkrFHnj9TaeKI4nPDsWR4U?usp=sharing
SAIBA MAIS
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF03CI01A/D) Reconhecer e produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. |
Referências | GIL, A.; FANIZZI, S. Encontros ciências, 3º ano: componente curricular ciências: ensino fundamental, anos iniciais. São Paulo: FTD, 2018. PORTO, A.; RAMOS, L.; GOULART, S. Ciências – Coleção Quatro Cantos: 3º ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2017. |